atlético-mg

Libertadores 2023: veja quem o Atlético-MG precisa superar para chegar a fase de grupos da competição

O Atlético-MG já conhece o caminho que fará na segunda e terceira fase da Copa Libertadores de 2023. O clube viaja para a Venezuela, onde encara o Carabobo na ida, quarta-feira (22/2), e na volta, em BH, uma semana depois. Para o Galo, a missão é chegar à fase de grupos. Antes, precisa eliminar os venezuelanos e, depois, vencer Millonarios-COL ou Universidad Católica-CHI.

Se superar o time venezuelano, mas perder na etapa seguinte, o Alvinegro irá para a fase de grupos da Copa Sul-Americana 2023.

Para a “Pré-Libertadores” – fases 1, 2 e 3 – são permitidas inscrições de 45 atletas. O prazo para o envio da lista final, no caso do Atlético, é até às 18h de 18 de fevereiro de 2023 (este sábado). Se passar pelos dois compromissos, o Galo pode inscrever mais cinco atletas e completar a lista de 50 jogadores.

O clube tentou anular ou reduzir a pena do atacante Cristian Pavón, mas não obteve sucesso. O argentino será inscrito, mas precisa pagar uma punição de seis jogos na Libertadores. Só poderá atuar, na edição de 2023, se o Atlético atingir os grupos e, mesmo assim, apenas a partir da terceira rodada. O atacante Eduardo Vargas, expulso contra o Palmeiras na eliminação de 2022, é outro desfalque da estreia.

As datas do Galo na Libertadores:

18/2: prazo para inscrição de 45 jogadores

22/2: Carabobo x Atlético, às 21h30

1/3: Atlético x Carabobo, às 21h30

8 e 15 de março: datas-base da fase 3

A fase de grupos começará apenas em abril e terá sorteio em 22 de março (quarta-feira). É lá que o Atlético-MG quer estar na sua 13ª participação na Copa Libertadores. A meta esportiva traçada pela diretoria do clube é, ao menos, atingir as quartas de final da competição.