Atlético-MG na Libertadores
Foto: Bruno Cantini

Atlético-MG se apega a superstição para jogo de estreia da Libertadores 2023

O Atlético-MG inicia a busca pela Libertadores nesta quarta-feira, diante do Carabobo, da Venezuela. O jogo é à 21h30 (de Brasília), em Caracas. E o torcedor que é mais supersticioso está empolgado com a data: a quarta-feira de cinzas. Foi exatamente em um fim de Carnaval que o Galo iniciou a trajetória até erguer a taça do campeonato intercontinental.

Há 10 anos, na inédita e campeã campanha do título da Libertadores daquele ano, o Galo também estreou na competição numa quarta-feira de cinzas. Diferente de 2023, o time mineiro entrou direto na fase de grupos daquele ano. O adversário foi o São Paulo, em casa, e vitória por 2 a 1 do Galo, com gols de Jô e Réver. Aloísio marcou para o São Paulo.

atlético-mg
Ronaldinho Gaúcho e Jô comemoram gol em estreia de 2013. Foto: Bruno Cantini

Dez anos depois, outra quarta-feira de cinzas marca a estreia do Galo na competição. Desta vez, pela fase preliminar 2 da Libertadores, o alvinegro encara um adversário internacional fora de casa: o Carabobo, da Venezuela.

A campanha de 2013 foi marcada pelas viradas e classificações históricas. Consagrou o goleiro Victor como “santo”. Foram 14 jogos até a grande final no dia 24 de julho, no Mineirão. Seis jogos da fase de grupos e mais oito no mata-mata.

Caminho do Atlético em 2023

Neste ano, para chegar até a final, o Galo tem que passar por mais fases. Entrando na libertadores, o Atlético terá mais quatro jogos (dois da segunda fase – Carabobo) e, classificando, enfrenta ou Millonarios ou Universidad Catolica, do Equador, em jogos de ida e volta. A final este ano, diferente de 2013, será jogo único. A campanha terá ao todo até a final 16 jogos.