O América Mineiro, solicitou à Federação Mineira de Futebol (FMF), árbitros de fora de Minas Gerias na final do Campeonato Mineiro contra o Galo .
Já o Atlético Mg prefere árbitros mineiros. A solução será um sorteio na próxima segunda-feira, às 13h (de Brasília), de acordo com o ge.
No regulamento da competição, capitulo 6, artigo 53, é explicado que, caso somente uma das equipes solicite arbitragem de fora de MG, haverá sorteio entre uma equipe de árbitros da FMF e outra indicada pela CBF.
§ 2o Quando houver solicitação de apenas um clube para que a equipe de arbitragem escalada (árbitro e comissão) seja de outra entidade da Federação, a FMF oficiará a CBF para que a mesa indica uma equipe de arbitragem para participar do sorteio e a outra equipe será indicada pela Comissão de Arbitragem da FMF.
O presidente do América SAF, Marcus Salum, explicou á Rádio Itatiaia os motivos que levaram o clube solicitar árbitros de fora.

É uma final de campeonato. A Federação já está evoluindo, os árbitros estão evoluindo. Tem árbitros com condições de apitar uma final. Mas o histórico de finais nos mostra que nós estamos jogando com uma torcida gigantesca, com uma torcida menor, e que a pressão sempre influenciou nos jogos. Então, por esse motivo, o América racionalmente quer que um juiz de fora (de MG) apite o jogo. Não é uma desconfiança, mas o histórico não é bom.
Marcus Salum
Os jogos da final do Campeonato Mineiro serão nos dias 1º e 8 de abril. O primeiro jogo é de mando do América, no Independência. Já a grande final, no Mineirão, com o Atlético como mandante.
Por fazer a melhor campanha geral, na primeira fase, o Galo joga por dois empates ou vitória e derrota, pelo mesmo saldo de gols, para conquistar o tetracampeonato estadual. O Coelho não é campeão desde 2016.
Futuro dono da SAF critica elenco do Atletico Mg
Ainda em negociação sobre quem vai ser o futuro dono do Atletico Mg, há especulações sobre Peter Crieve e Rubens Menin, porém a situação financeira do time alvinegro não permite tanta espera nas negociações.
A alternativa encontrada pela diretoria para suprir a espera da transformação em SAF: venda de jogadores. O treinador Eduardo Coudet já reclamou de não ter um “elenco tão extenso”, apesar de conquistar os dois primeiros objetivos do Atlético na temporada com a classificação à final do Campeonato Mineiro e à Fase de Grupos da Libertadores.
Porém, a questão acaba complicando quando algum time entra em negociação com um dos jogadores mais importes do elenco. Que é a situação de Allan, sondado pelo rival Palmeiras que tenta convencer o volante a jogar em São Paulo após o término do contrato com o Atlético Mineiro.
A diretoria até o momento assegura a permanência do jogador, mas não é nada certeira a permanência dele. A saída de Allan, além de comprometer bastante o sistema implantado pelo Chacho Coudet, aumentaria a preocupação do possível futuro dono, Rubens Menin.
O investidor de Minas Gerais criticou o plantel do Galo:
“Ter só Allan e Otávio como volantes é muito pouco para o calendário brasileiro. Não pode, é muito pouco. É o limite do limite.”
Rubens Menin
Veja mais notícias do Atlético-MG, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube Atlético Mineiro.