Felipão é o novo técnico do Atlético-MG. O pentacampeão mundial chegou ao clube para substituir Eduardo Coudet após se aposentar do cargo de técnico. Mas afinal, por que Galo escolheu ser treinador?
Felipão, tem 74 anos, é um dos treinadores mais experientes e bem-sucedidos do futebol brasileiro. Ele tem 20 títulos nacionais, incluindo 5 Copas do Brasil e 2 Campeonatos Brasileiros. Ele também tem 7 copas internacionais, incluindo 2 Libertadores e, claro, a Copa do Mundo.
No entanto, o extenso currículo de Felipão não foi um fator importante na busca do Atlético por um técnico. O Galo procura um treinador que saiba trabalhar bem com o grupo e a diretoria sem reclamar (principalmente do público) como aconteceu com Coudet.
Felipão não fazia parte dos planos do Atlético , antes esperavam o português Bruno Lage, mas pelo que o clube busca, ele se encaixa no projeto. O técnico sempre se destacou pelo excelente relacionamento com os jogadores e a diretoria, por exemplo, tornando a Família Scolari da Seleção Brasileira que foi à Copa do Mundo de 2002 um grupo coeso e forte.
Na nota do Atlético ao anunciar Felipão, o clube coloca a característica: “Perfil agregador , Treinador experiente e carismático, Felipão sempre conquistou o respeito e a admiração dos atletas e demais profissionais dos clubes em que trabalhou”.
Ainda assim, na anúncio sobre o Felipão, o Atlético destacou outro ponto importante na escolha do técnico. Primeiro, ele é um campeão múltiplo com quase 30 títulos em sua carreira, incluindo uma Copa do Mundo, 5 Copas do Brasil e 2 títulos da Libertadores. A competição continental, principal objetivo do Galo neste ano, é um dos motivos pelos quais o dirigente soma mais duas finais além de dois títulos, inclusive no ano passado.
Outro ponto positivo , era a adaptação rápida do técnico por ter trabalhado com alguns atletas um deles é Réver, Hulk, Victor, Hyoran, fora outros.
“O Galo tem compromissos importantes ainda neste mês de junho e Felipão conhece bem o elenco atleticano. Já trabalhou com vários profissionais do Atlético em clubes e na Seleção Brasileira, e tem ótimo relacionamento com a diretoria de futebol e a comissão técnica fixa”.
A razão pela qual o Atlético quer um bom treinador de grupo é que o clube quase sempre tem problemas com o atual treinador. Sampaoli é muito exigente nas contratações e nunca está satisfeito, dando chances e abandonando outras rapidamente. Cuca primeiro tem problemas com as estrelas do time, Hulk e Savarino.
A última questão diz respeito a Eduardo Coudet, que reclamou abertamente em abril sobre promessas não cumpridas por parte dos atores e da diretoria. Quando o argentino saiu, surpreendeu a todos ao dar a entender que não acreditava no time que precisava para vencer.
Veja mais notícias do Atlético-MG, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube Atlético Mineiro.