“Atlético-Mg x Palmeiras o reencontro” Conmebol define data das oitavas da Libertadores

Foto: Pedro Souza / Atlético
Foto: Pedro Souza / Atlético

A CONMEBOL divulgou nesta quinta-feira as datas e horários das oitavas de final da Copa Libertadores. Único duelo entre brasileiros, Atlético-MG x Palmeiras, acontece no dia 2 de agosto, quarta-feira, no Mineirão, a partir das 21h30. Na próxima semana, dia 9, as duas equipes voltam a se encontrar no Allianz Parque para definir a vaga nas quartas de final.

Palmeiras e Atlético são os únicos times brasileiros em um lado da chave. O vencedor não enfrentará nenhum adversário do país até a final. Do outro lado da chave, quatro equipes brasileiras lutam por duas vagas nas semifinais.

Em 2021 e 2022, o Palmeiras superou o Atlético nos mata-matas. Curiosamente, os jogos não tiveram vencedores. Os paulistas avançaram nos gols fora de casa ou nos pênaltis.

Foram dois empates nas semifinais de 2021. 0 a 0 no Allianz Parque. E 1 a 1 no Mineirão. No ano passado, o duelo aconteceu nas quartas de final. Novamente houve dois empates. 2 a 2 em Belo Horizonte e 0 a 0 em São Paulo. Nesta edição, não houve mais critério de gol fora de casa. O Palmeiras venceu por 6 a 5 nos pênaltis.

Agora vem o confronto com o duplo peso da retaliação. Se, por um lado, o Atlético perdeu as duas últimas disputas, por outro, o Palmeiras de Abel Ferreira foi eliminado na última temporada pelo time comandado por Luiz Felipe Scolari, atual técnico do Galo.

Em 2022, Felipão Athletico-PR venceu o técnico português Palmeiras nas semifinais. Na primeira partida na Arena da Baixada, o Furacão venceu por 1 a 0. Na volta, em São Paulo, empatou em 2 a 2.

A vitória no jogo de ida em Curitiba marcou, inclusive, o fim da invencibilidade do Palmeiras na Libertadores. O Palmeiras está invicto no torneio desde 2019, somando 20 partidas com 14 vitórias e seis empates. Para Abel Ferreira, foi o primeiro no duelo da Libertadores, ele chegou ao clube paulista em 2020.