A comemoração após o apito final foi toda voltada para o técnico Luiz Felipe Scolari. O Atlético-MG finalmente voltou a vencer em 2023, no primeiro triunfo de Felipão , com vitória de 2 a 0 contra o São Paulo no Morumbi. Agora é pensar no Palmeiras, pela Libertadores. “Temos condições para reverter”, disse o treinador.
O alívio é visível, até no corpo e na fala de Felipão. Mais fechado e com críticas secas após a derrota nas oitavas de final, agora um sentimento de esperança. Galo quebrou o jejum incômodo e precisará vencer novamente no Allianz Parque.
Estamos perdendo, está 1 a 0 para o Palmeiras. Temos boa equipe, respeitando o Palmeiras. Temos condições de reverter, jogar de igual para igual, fazer um jogo como o de hoje. E fazer até os gols que precisamos para nos classificar.”
Sei que teremos dificuldades sim, respeitamos e o Palmeiras é muito bom. Mas o Palmeiras terá dificuldades, acreditem em mim.”
O Atlético cobrou uma bela cobrança de falta de Hulk e um pênalti de Pavón para triunfar sobre o São Paulo, lotando o estádio com 50 mil torcedores. Claro que a construção do resultado passou por outros aspectos. Felipão destacou seus principais pontos:
Os grandes méritos do jogo de hoje: dedicação, marcação, preenchimento de espaços, dificultando a criação do São Paulo. Eu acho que o mérito maior do Atlético foi se colar bem em campo, aproveitar as oportunidades, e transferir o trabalho da semana em campo, fazer gols.”
Scolari lembrou que se encontrou com Dorival Junior, técnico do São Paulo. Ambos disputaram a última final da Libertadores, entre Flamengo x Athletico-PR. Melhor para Dorival, Felipão ficou em vice. Porém, o Palmeiras eliminou Abel Ferreira nas semifinais daquela campanha.
Vai precisar de força máxima em campo para tentar repetir a história. O Galo praticamente repetiu a escalação da Libertadores na primeira partida. Apenas Matheus Mendes (destaque) substituiu Everson (suspenso) e Hyoran substituiu Zaracho que se encontrava lesionado. A parte física depois dos jogos é boa: “O Cristiano (Nunes, treinador) é um dos melhores treinadores com quem já trabalhei.” E a cabeça também será:
A Michelle (Rios, psicóloga do Galo) ajuda muito, trabalhei com ela no Cruzeiro. Sempre trabalhei com pessoas desse nível. Lembrem que eu sempre trabalhei com a dra. Regina Brandão na Seleção. Trabalhando com a Michelle, ela faz o trabalho de ajuda na parte psicológica. Ela incute situações aos atletas, que os fazem pensar e trabalhar em conjunto.”
finalizou
Veja mais notícias do Atlético-MG, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube Atlético Mineiro.