Opinião: Galo, Classificação na Libertadores é improvável, mas não impossível

Libertadores - Jogo do Galo - Atlético/Galo Libertadores
Foto: Pedro Souza/Atlético

Nesta véspera de mais um confronto tão importante na tão cobiçada Taça Libertadores, confesso que meu coração nesse momento se encontra numa mistura de emoções, com um mínimo de otimismo envolvido.

A vitória contra o São Paulo no Morumbi, no último domingo, de certa forma trouxe um alívio ao coração atleticano, que já não sabia qual era esse sentimento há muito tempo.

Amanhã, temos uma nova história. Mais uma vez, o Palmeiras, a grande pedra no sapato do Galo nas últimas duas edições da Copa, se encontra no nosso caminho. Nessa oportunidade, pela primeira vez, chegamos para o jogo de volta em repleta desvantagem, já que a equipe paulista venceu o primeiro jogo no Mineirão.

Além disso, essa vantagem é ainda maior se levarmos em conta o desempenho das duas equipes. Nosso adversário, ao contrário de nós, apesar da comuns oscilações durante a temporada, ostenta um desempenho em campo infinitamente melhor do que nós, além de conter um time visivelmente mais qualificado.

A distância técnica é clara e óbvia, não ironicamente o Atlético não vence o Palmeiras há 9 jogos, sendo que em São Paulo isso não acontece desde 2016, pelo Campeonato Brasileiro. Outro fator a se levar em conta é o retrospecto do rival na competição. O Palmeiras esteve em 2 das últimas 3 finais da competição, sendo o campeão em ambas e se gabaritando no continente como uma equipe copeira. Sob o comando de Abel Ferreira, a equipe ainda não sabe o que é passar um ano em branco, sem grandes títulos, logo, para eles, o jogo de amanhã representa uma final, a qual depende toda a temporada do time.

Atlético - Galo
Foto: Pedro Souza/Atlético

Sei que tudo isso parece pessimista demais, mas sendo apenas realistas, é bem claro que a classificação do Atlético amanhã é improvável. Porém, improvável, e não impossível. Embora não tenhamos muito no que apegar, há esperanças, mesmo que mínimas. Ora, o mesmo contestado treinador Felipão foi o responsável pela desclassificação do adversário na temporada passada. Também podemos contar que raça não irá faltar. Aliás, mesmo em meio a essa terrível sequência, isso foi algo que nunca faltou.

Apesar da grande maioria do time ter caído drasticamente de rendimento, jogadores como Saravia e Battaglia cresceram muito de rendimento, fazendo boas atuações, apesar dos péssimos resultados. Em uma competição dessas, onde um erro pode contar muito, a raça pode sim sobressair em relação a técnica. Sem contar que a vitória citada no último semana levanta e muito a moral do time, principalmente pela forma que foi. O time não sofreu grandes ataques e soube levar bem o jogo, além da individualidade de Hulk finalmente ter voltado a ser destaque. Como precisávamos disso!

Enfim, o confronto de amanhã, apesar da desvantagem, continua em aberto. Fatores externos e internos influenciam na partida, mas o que conta mesmo é dentro das quatro linhas. Como atleticanos, somos acostumados a vivenciarmos classificações improváveis, e eu creio, com toda a minha força, que sim, amanhã podemos vivenciar isso mais uma vez, para afastarmos essa crise e vivermos uma nova boa fase nesse ano.

Vamos, Galo!

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.