Muito bem! O sonho de levantarmos uma taça grande em 2023 virou pesadelo! Minha euforia em janeiro contrasta totalmente com a decepção de agosto. No início do ano tinha convicção de que o Galo disputaria o Brasileirão até o fim e que na Libertadores e Copa do Brasil uma possível eliminação só viria em uma semifinal, ou na pior das possibilidades chegaríamos nas finalíssimas dessas competições com grandes possibilidades de título.
Não é só uma questão passional, viramos o ano passado com um treinador definido e até então com um elenco sem muitas contestações, apesar de 2022 também não ter sido lá uma maravilha. Mas o futebol…maldita caixinha de surpresas! Alguns de quem esperávamos boas atuações não renderam, outros que chegaram não foram reforços que justificaram a contratação e ainda outros oscilaram mais para baixas atuações do que para razoáveis.
Minha confiança em título agora se resume a conseguirmos a classificação para a Libertadores 2024 e de preferência diretamente na fase de grupos, para evitar uma possibilidade de decepção em fases preliminares.
Olhando para a classificação atual acredito que Botafogo, Palmeiras e Flamengo conquistarão as vagas diretas. A última vaga direta e as duas da pré confio que iremos disputar com Grêmio, Fluminense, São Paulo, Athlético-PR, Bragantino e São Paulo, briga indigesta se observarmos que desses o Galo é o que mais cambaleia nas atuações. Sendo que como tem a possiblidade de título brasileiro na Libertadores e dependendo do campeão da Copa do Brasil a quantidade de vagas pode ser aumentada. Então espero que já tenhamos tido todas as decepções do ano e possamos encerrar a temporada com a garantia de que estaremos na competição continental na próxima temporada, e que não seja a Sulamericana.
Nosso desempenho no primeiro turno foi um dos piores nos últimos anos, abaixo inclusive de times com elencos bem mais fracos e medíocres que já tivemos. Também temos o agravante de não termos feito até aqui nenhuma, nenhumazinha contratação sequer, seja reforço para brigar pela vaga de titular, seja para compor elenco, enfim, não me lembro realmente de alguma janela anterior que não tenha chegado ninguém.
Isso acaba não sendo algo muito bom porque muitas vezes uma nova contratação acaba fazendo com que os atletas se preocupem em perder a posição, às vezes um incentivo para correr e se dedicar um pouco mais sabendo que pode perder sua vaga ou jogar menos. O que resta então é confiar nos que lá estão, apoiar e aguardar que esse elenco possa, ao final do segundo turno, nos deixar em uma posição bem mais honrosa do que o atual décimo lugar.
Essa passividade da diretoria confesso que me deixa bastante receoso. Está visível que o elenco não está balanceado, o time precisava se reforçar, mas nada acontece. Se aparecer alguma novidade provavelmente será alguém da base. A impressão é que estão aguardando que esse time consiga sim a classificação para a Libertadores do próximo ano e aliado com as arrecadações previstas em jogos e shows da Arena MRV até o final do ano, possa vir os reforços visando o próximo ano.
Escrevi aqui anteriormente que a tendência, independente das atuações pífias que o time tem tido, é que nos primeiros jogos da Arena a torcida compareça em peso, não somente pelo apoio que nunca faltou mais também por querer conhecer a nova casa, eu mesmo estou ansioso para que seja liberada e espero estar na primeira partida oficial, até então ao que parece, com boas possibilidades de ser contra o Santos.
A torcida está louca para que o time comece logo a jogar lá, por ser também o grande sonho da maioria dos atleticanos e também por acreditar que possamos fazer do estádio um aliado para preservar a simbiose histórica entre time e torcida, na expectativa que a nova casa também faça com que os jogadores tenham uma revigorada na vontade de jogar e na confiança que parece estar faltado em alguns.
Vamos aguardar o início do returno e confiar que a partir de domingo as coisas vão ficar melhor dentro de campo, vamos apoiar como esperançosos torcedores que somos para que a mancha do primeiro turno seja apagada por um segundo turno mais consistente com boas vitórias e atuações mais confiáveis. Torcer também para que acima de tudo, os jogadores que já ferraram com o nosso 2023 não comecem a ferrar com o nosso 2024, não nos classificando para a Libertadores, pois ainda acredito que seja uma busca possível. E dá-lhe Galo!
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Atlético-MG, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube Atlético Mineiro.