Atlético-MG 3×0 River Plate: reversão que o time argentino busca contra o Galo só aconteceu cinco vezes em 65 anos

Atlético-MG x River Plate
Foto: Reprodução/Atlético

Em busca do bicampeonato da Libertadores, o Atlético-MG ostenta vantagem considerável diante do River Plate na semifinal do torneio. Os 3 a 0 aplicados pelo Galo no jogo de ida entre as equipes na Aena MRV, agora exige que o time argentino consiga um feito que só aconteceu cinco vezes em 65 anos do principal torneio do continente. Em 45 confrontos eliminatórios na Libertadores, um time abriu vantagem de três gols no jogo de ida. Sendo que, em 40 oportunidades, essa diferença resultou em classificação para o vencedor da primeira partida.

Atlético-MG x River Plate
Foto: Reprodução/Atlético

Atlético-MG construiu vantagem de três gols diante do River Plate

Somente cinco equipes foram capazes de reverter essa desvantagem em toda a história do torneio da Conmebol. Foram eles: o Sporting Cristal-PER, em 1993; o Cerro Porteño-PAR, em 1999; o Bolívar-BOL, em 2000; a Universidad de Chile, em 2012, e o próprio River Plate, em 2017. Inclusive, no episódio mais recente, o River fez história nas quartas de final da edição de 2017. Após perderem o primeiro embate para o Jorge Wilstermann, na Bolívia, por 3 a 0, o time argentino aplicou 8 a 0 no jogo da volta, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

Atlético-MG x River Plate
Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP

Naquela oportunidade, o River também era comandado por Marcelo Gallardo. O feito histórico, é claro, serve de alerta para o Atlético-MG na Libertadores, já que o River Plate precisa vencer o Galo por quatro gols de diferença para ir diretamente à final da Libertadores. Caso o time de Gallardo vença por três gols de vantagem, a decisão da vaga será nos pênaltis. Com a classificação encaminhada, o Galo pode até perder por dois gols de diferença que, ainda assim, garantirá um lugar na finalíssima.