Libertadores com final Brasileira? Com vantagens de Galo e Botafogo, tendência é que clubes se enfrentem na final

Atlético-MG x Botafogo na Libertadores
Foto: Lucas Merçon/Fluminense

A final da Copa Libertadores está cada vez mais próxima, e com as vantagens abertas por Atlético e Botafogo nos jogos de ida das semifinais da competição, a tendência é que os clubes se enfrentem na decisão do torneio, no dia 30 de novembro. Caso isso se confirme, será a sexta final entre brasileiros na história da competição.

Atlético-MG x Botafogo na Libertadores
Foto: Pedro Souza/ Atlético

Galo x Botafogo podem fazer final brasileira pela 6ª vez na Libertadores

A primeira vez em que dois clubes brasileiros se encontraram na decisão do torneio continental foi em 2005, quando o São Paulo conquistou o tricampeonato em cima do Athletico-PR. Em 2006, o São Paulo disputou novamente a final da Libertadores, mas, dessa vez, foi derrotado pelo Internacional. O título foi o segundo da história do Colorado.

Atlético-MG x Botafogo
Foto: Divulgação/Atlético

A decisão de 2020 foi a primeira entre brasileiros desde que a Conmebol adotou o modelo de jogo único para a final da Copa Libertadores. Em 2021, o Palmeiras, que havia vencido na temporada anterior, encarou o Flamengo, campeão de 2019. O Flamengo se recuperou do vice e retornou à decisão do torneio da Conmebol em 2022. Desta vez, o rival foi o Athletico-PR, que disputava a segunda final de sua história.