O Atlético-MG vai decidir a sua quinta final como mandante em sua história diante do Flamengo, pela Copa do Brasil. O histórico do Galo decidindo grandes competições em casa começa em 1978, quando enfrentou o São Paulo em busca da taça do Campeonato Brasileiro da temporada de 1977 (que teve fim no ano seguinte). O Time Alvinegro não contou com Reinaldo, que era o artilheiro da competição, e não conseguiu corresponder ao apoio do torcida. Foi derrotado nos pênaltis em jogo único.
Histórico do Atlético-MG em finais como mandante
Entretanto, após 21 anos, o resultado final foi diferente na Copa Conmebol. Desta vez, o Galo iniciou a partida no Mineirão mais tranquilo após vencer o Lanús por 4 a 1 na Argentina e ficou no empate por 1 a 1, conquistando o torneio pela segunda vez. Depois, o Atlético-MG voltou a decidir uma final em casa apenas em 2013. Embalado pela força da torcida no Gigante da Pampulha, conseguiu superar a vantagem conquistada pelo Olimpia e venceu por 2 a 0, mesmo resultado do jogo de ida. Nos pênaltis, melhor para o time mineiro, que conquistou a Glória Eterna pela primeira vez em sua história.
A temporada seguinte também teve este roteiro. O Atlético enfrentou o Lanús-ARG na Recopa Sul-Americana e venceu na Argentina, por 1 a 0. A volta foi marcada por sustos, e o Time Alvinegro chegou a perder no tempo regular por 3 a 2, o que levou o confronto para a prorrogação. Os 30 minutos finais, no entanto, foram todos do Galo, que conseguiu a virada e bateu os argentinos por 4 a 3. Nova taça para o Alvinegro em casa.
Veja mais notícias do Atlético-MG, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube Atlético Mineiro.