Opinião: E a era Felipão no Galo? Vai ou não vai? E o Alan? Vai ou não vai?

Atlético
Foto: Pedro Souza / Atlético

Atleticano não tem mesmo vida fácil. Quando as coisas pareciam se encaixar, sai o treinador. Depois de muita especulação, veio um nome que creio ter agradado a maioria dos torcedores e críticos do futebol. 3 partidas se passaram e a única coisa que percebi é que parece estar havendo uma mudança de peças que não sei se seria a ideal.

Com o antigo treinador, as nossas melhores partidas foram com o esquema que a maioria dos clubes têm jogado na atualidade, com dois atacantes abertos pelas pontas e um mais centralizado; não parece ser o estilo que mais agrada a Scolari. Talvez em início de temporada e tal, teria tempo para treinar e etc. Mas assim, no meio da temporada, em uma posição indesejada no Brasileirão, uma classificação na Libertadores que não foi do jeito mais tranquilo…mexer na estrutura tática da equipe não sei se seria a coisa certa. Mas Felipão é Felipão! E a gente confia. Espero que a resposta venha rápido porque as últimas apresentações deixaram a desejar. Segundo a opinião de alguns comentaristas, o que ele entrega é resultado e não desempenho. Vamos aguardar que seja isso, afinal, sofrer é com a gente mesmo, nem para ganhar Mineiro a gente tem refresco mesmo.

E o Alan? Novela mais recente nos últimos dias e honestamente não entendo o estardalhaço todo. Jogador bom, mas bem superestimado. Sempre foi questionado pelo destempero e displicência, alguns erros toscos de passes e de repente, em um ano que tudo foi bem e todos foram bem, ele conseguiu destaque. Não teve a mesma consistência em 2022, manteve as atuações em 2023 até se contundir e de repente com a proposta que surgiu, o cara se transformou num misto de Toni Kroos com Edgar Davids.

A prova de que não é isso tudo, é que Battaglia não tem deixado nenhum torcedor sentir a falta dele. Na marcação tem sido até melhor, na saída de bola não tem a mesma habilidade, mas não vejo problema nisso já que cada jogador possui características próprias que devem ser aproveitadas da melhor maneira possível pelo treinador.

Pelo que circula na imprensa o jogador quer ir embora, até porque se for verdade os salários divulgados, o dele vai dobrar, até um pouquinho mais que o dobro. E obviamente essa é a motivação verdadeira, esse lance de “O jogador quer trabalhar com Sampaoli novamente” é conversa para boi dormir. É um bom jogador, nada mais do que isso, respeito a opinião de quem o acha um craque, mas posso dizer aqui no mínimo cinco volantes nos últimos 20 anos que vestiram a camisa do Galo e foram melhores para a posição. Marcou o fato dele ter conquistado títulos importantes, pesa também não termos tantos craques como tínhamos em outras décadas, o que faz com que em tempos atuais, jogadores mais ou menos adquiram status de craque.

 Creio que o mais indigesto para alguns torcedores seja o fato da sua possível saída ser para os Flamengo, argumento que alguns jornalistas também defendem como algo que não pode ser aceito por “reforçarem” um possível rival direto. Ora bolas, tantos outros jogadores bem melhores fizeram isso, trocando de clubes para rivais diretos, jura que Alan vai fazer “toda” a diferença no Flamengo!? Jogadores vem e vão, se o cara quer ir, não interessa a motivação se é financeira, esportiva, familiar…melhor do que ficar aqui fazendo corpo mole igual muitos fazem quando querem sair. O que o torcedor e alguns jornalistas estão ignorando é exatamente essa questão, de que as vezes o cara vai forçar a barra, algo que já nem é tão corriqueiro assim no mundo futebolístico.

Em alguns dias o desfecho vai ocorrer, e espero que seja feita a vontade do atleta. Se quiser ficar ótimo, já está aqui e sabemos que ele entrega boas atuações. Se quiser ir, que vá e deixe a vaga para quem quer jogar com respeito e vontade. No mais, é continuar aguardando como vai ser a postura do Galo com a nova comissão técnica e que Felipão possa fazer história por aqui, como já fez por outros clubes. E dá-lhe Galo!

Deivdes Almeida

Atleticano e professor. Se houver uma camisa preto e branca pendurada no varal… vocês já sabem!

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.