Analisando o cenário dos últimos dias no Galo é algo muito sem noção o que está acontecendo. O time vinha desde o campeonato Mineiro jogando, somando pontos, foi campeão e tudo, porém jogando um futebol ruim e bem aquém do que era aguardado. A estreia no Brasileirão certamente também não foi a esperada. De repente o time se encaixa e começa a fazer partidas mais convincentes, alguns atletas começam a ter melhores atuações, uma lambança no meio do caminho, que foi a eliminação na Copa do Brasil e de repente após o último jogo em que mais uma vez jogamos bem apesar do resultado vitorioso não ter vindo…
Incrível como o Eduardo Coudet conseguiu colocar um clube do tamanho do Galo a seus pés!! Sim, a diretoria conseguiu colocar o clube com o terceiro elenco mais caro do Brasil, com uma torcida grande, fiel e apaixonada, com o melhor CT, prestes a inaugurar uma arena super-moderna, que disputou e ganhou títulos nos últimos anos, jogadores de Copa do Mundo e alguns selecionáveis e com todas essas características a diretoria atleticana conseguiu passar a imagem de que esse cara é mais importante que tudo isso! Quem é Eduardo Germán Coudet no mundo do futebol?
Como jogador não teve uma carreira expressiva e como treinador certamente se acha o maior mesmo não tendo feito nada relevante, essa é a única lógica na cabeça dele com certeza. Mas analisando seu histórico não dá para entender de onde ele tirou essa auto avaliação. Rosário Central, Tijuana, Racing, Internacional e Celta de Vigo, são os clubes pelos quais ele passou anteriormente, sem ter feito nada relevante. Ainda assim o cara sobreviveu a uma crítica aberta aos jogadores durante uma coletiva pós-jogo à imprensa após a estreia na Libertadores e agora esse disse me disse no vestiário pós-jogo de domingo. Quem esse cara pensa que é? Treinadores renomados já passaram por aqui e nunca criticaram abertamente o elenco (ao menos que eu me lembre) uma tremenda falta de respeito, sem dizer que uma boa parte de reforços foram indicados por Chacho. Me diz qual treinador do mundo chega a algum clube e diz que quer esse ou aquele jogador caso contrário não fico? Que treinador chega e diz que com esse elenco não vou trabalhar por que não tem condições de serem campeões? Desmerecer o elenco de trabalho por duas vezes? Não tem a mínima condição de permanência. Mesmo sem uma carreira relevante como treinador, acreditava que ele faria um bom trabalho por aqui, mas se achou demais e espero que dê ao menos uns três passos para trás com essa decisão, pois o que ele fez com os jogadores e com o clube é antiético e mau-caratismo.
Não dá para acreditar mesmo que a situação esteja a ponto de não sabermos se pediu ou não para sair, se a diretoria vai cumprir o comunicado de domingo e cobrar a rescisão, se ele é quem vai alegar que não pediu… uma novela desnecessária não fosse o amadorismo de quem aceitou esse contrato. Se não tem meios de provar que ele pediu demissão direta ou indiretamente, tinham que forçá-lo a fazer isso de alguma maneira, já que tem contrato é funcionário do clube, então que seja designado para trabalhar nas categorias de base ou sei lá o quê. Sair com acordo de ninguém paga ninguém vai fazer com que ele saia forte e com razão, se tinha uma rescisão bilateral alguém teria que arcar, acordo vai só comprovar que nossa diretoria agiu de forma amadora.
Possivelmente essa semana outro treinador vai aparecer por aí e pelo andar da carruagem vai ser um outro estrangeiro, pelas notícias o nome mais cotado é o português Bruno Lage, que infelizmente (também) não tem ainda uma carreira de destaque. Lendo sobre seu estilo não sei se seria uma boa para o momento já que gosta de armar suas equipes com um esquema tático similar ao que o Galo jogava antes de fixarmos um trio de ataque, quando notoriamente passamos a jogar melhor, fora que por ser estrangeiro vai receber em dólar ou euro, nada mal para um clube que está mega-endividado. Seria uma aposta e sinceramente, aposta por aposta preferia o Lucas Gonçalves. Vamos aguardar se fechamos essa quinta com algo concreto em relação a isso e continuar torcendo para que um ano que aparentava ser promissor não termine mais uma vez em decepção. E dá-lhe Galo!
Deivdes Almeida
Atleticano e professor. Se houver uma camisa preto e branca pendurada no varal… vocês já sabem!
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Atlético-MG, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube Atlético Mineiro.