Opinião: Galo entra para o jogo de hoje com a pressão de ser o confronto mais importante do ano

Atlético
Foto: Pedro Souza/Atlético

Hoje é o dia do jogo mais importante do ano para nós torcedores do Clube Atlético Mineiro. O Galo enfrentará o Libertad, fora de casa, no Paraguai, em um confronto decisivo pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.

Há quase três meses, essas duas equipes se enfrentaram no Mineirão para a abertura da fase de grupos da competição. Naquele momento, o Libertad-PAR estava liderando o campeonato paraguaio, com ótimos resultados e vinha de uma grande vitória por 5 a 0 sobre o Cerro Porteno, o que os deixou completamente embalados. O Galo, por sua vez, vinha do primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, que trouxe uma vantagem para a partida de volta, mas também gerou muitas críticas devido ao desempenho fraco da equipe contra adversários mais fracos, não só naquele jogo, como nos anteriores do Estadual.

Para piorar, o resultado daquele jogo foi uma derrota por 1 a 0, desencadeando a primeira grande crise do Galo nesta temporada. O então treinador Eduardo Coudet fez uma polêmica entrevista coletiva após a partida, expressando toda a sua insatisfação com a diretoria alvinegra em relação à montagem do elenco e às promessas não cumpridas, expondo nomes de jogadores e deixando um péssimo clima nos bastidores.

Desde então, pouca coisa mudou. Coudet ficou e é verdade que o Atlético melhorou em campo, algumas peças, como o atacante Pavon, começaram a jogar um grande futebol e o time, ainda com o argentino no comando, teve algumas pequenas sequências de bons resultados e boas exibições, o que permitiu a recuperação na Libertadores, deixando para hoje uma ótima vantagem, podendo até perder por um gol de diferença.

No entanto, nesse intervalo entre o primeiro jogo contra o Libertad-PAR e o de hoje, o Galo também sofreu uma eliminação traumática na Copa do Brasil contra o Corinthians. Naquela ocasião, o clube tinha exatamente a mesma vantagem que possui agora, mas não conseguiu segurá-la e foi precocemente eliminado, após uma atuação vexatória na Neo Química Arena, o que trouxe à tona novamente as mesmas críticas ao time do início do ano.

Após isso, o Galo alternou entre bons e maus resultados, e em meio ao empate em casa contra o RedBull Bragantino, Eduardo Coudet se demitiu, dando lugar a Luiz Felipe Scolari, o Felipão, novo treinador do time.

Atualmente, o Atlético ocupa a 5ª posição no Campeonato Brasileiro. Apesar de ter uma campanha razoavelmente boa, é improvável pensar em título com a pontuação atual. O time, infelizmente, parece destinado apenas a garantir uma vaga na Libertadores do próximo ano.

Por outro lado, o Libertad-PAR praticamente não mudou. O time continua liderando o campeonato paraguaio, e embora esteja em uma sequência de três jogos sem vencer, ainda é considerado o melhor time do país.

Com base nos últimos resultados e no desempenho ao longo da temporada, o Libertad-PAR quer se tornar uma pedra no caminho do Galo e promete dar tudo de si para buscar a classificação. Portanto, é fundamental para nós, torcedores, encararmos esse jogo como uma final e não nos acomodarmos com a vantagem conquistada até agora.

Na minha opinião, a presença de Felipão traz uma certa tranquilidade para nós torcedores, pois podemos confiar em sua postura e conhecimento da competição. No entanto, não podemos negar a pressão que está sobre o time.

Uma eliminação hoje seria considerada uma verdadeira tragédia, tanto do ponto de vista financeiro quanto esportivo. Neste momento, a Libertadores é a única chance real de conquistar um título relevante neste ano. Portanto, o jogo de hoje deve ser tratado como o mais importante da temporada.

O Galo precisa mostrar em campo que aprendeu com os erros do passado e que está pronto para enfrentar esse desafio. A vantagem na tabela não pode ser motivo para acomodação. É necessário encarar cada minuto do jogo com máxima concentração e empenho, pois um leve tropeço pode tirar de nós o pouco de prazer em ver o Galo jogar que tivemos nesse ano.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.