Opinião: SAF do Galo, e o torcedor nessa história?

Galo
Foto: BRUNO CANTINI

Muito se tem noticiado, por diversos canais, que o Galo vai virar SAF? Ficamos todos os dias lendo aqui ou ali, que o Galo, finalmente vai virar SAF. Afinal, você sabe o que seria a tal da SAF? O que significa? Melhor mesmo, para o nosso time de coração? Para o torcedor?

SAF é a Sociedade Anônima do Futebol, criada pela lei 14.193/2021, que permite o clube de futebol, se transformar em empresa. Ou seja, galera, toda empresa, visa lucro. O Galo depois disso, se tornará, definitivamente, um produto. Para se virar uma empresa, tem que haver responsabilidade, uma gestão empresarial com transparência, para que esses investidores se aproximem mais do universo do Futebol Nacional.

Simples assim. Investimento e retorno. Ponto. Parece uma maneira até fria, de definir isso, mas é isso mesmo. A paixão tem que ser deixada de lado. E o mais importante, é o cuidado que o nosso Galo deva tomar para essa decisão. Verificar quais condições esses investidores querem ser os donos do nosso Galo. Que seja para que o clube tenha uma expansão ao redor do mundo. Que possa ter uma injeção financeira e alcançar uma sustentabilidade. Que o Galo tenha uma garantia de uma gestão profissional, enfim, chegou a SAF para o nosso Galo. Bom ou ruim? Só o tempo nos dirá.

Mas, o que o torcedor tem com isso?

Um dia, um amigo meu, torcedor das antigas, me perguntou: o que vai mudar para nós torcedores? Vai mudar, que a partir disso, nós torcedores de carteirinha, vamos sentir que definitivamente, o futebol cada vez mais, se tornou um negócio. Há anos atrás, a geral não existe. O famoso tropeirão que pagávamos X, agora vai ser 5X, ingresso mais barato será raridade e assim vai. Sem lucro, não há SAF.

Calma, estou sendo pessimista? Não, é a realidade para quem curte e ama o futebol. Hoje é assim. Fica a saudade dos tempos que pagávamos, R$5,00 para ver ao jogo. Uns R$ 10,00, talvez, para se comer aquele tropeirão e mais uns reais, para se tomar aquela cervejinha, no intervalo, curtindo a resenha do primeiro tempo. O tempo passa, as condições mudam, as exigências são outras, para que o clube tenha sucesso e atinja seus objetivos: títulos.

Pois, a paixão que nós vivemos, não se mistura com negócios, não se mistura com lucro, com quanto o nosso Galo vai ganhar. O nosso amor pelo time é maior que isso, é mais intenso, não é simples assim, como se estivéssemos pagando a conta de algo que não sabemos direito, nem o que é ao certo. O torcedor quer time com raça, com amor, com vontade de ganhar. Claro, se for para melhorar as peças que compõe nosso elenco, investir nas categorias de base (algo tão importante quanto a SAF) e com isso tudo melhorar nosso glorioso Galo, que seja.

Pois, ao final de tudo isso, que o torcedor tenha orgulho do time, seja feliz vendo o Galo jogar. Porque o que importa é o SUCESSO DO ATLETICANO FELIZ, ou seja, a SAF.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.