O Atlético vem estudando a possibilidade de se tornar SAF (Sociedade Anônima do Futebol) ainda em 2022. Sendo importante destacar que a decisão ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Deliberativo alvinegro. Mas em síntese, caso a migração para clube-empresa seja realizada, haverá a separação do Galo como associação civil – clube social – e departamento de futebol, a ser comandado pela SAF.
E pela Lei da Sociedade Anônima do Futebol, é necessário que as instituições mantenham, no mínimo 10% da SAF, ou seja, qualquer parcela acima desse percentual específico, poderá ser comercializado a um investidor. As empresas, no entanto, optam sempre por buscar um controle majoritário dos clubes, ou seja, ao menos 50,1% das ações.
Pela Lei da Sociedade Anônima do Futebol, as instituições precisam manter, no mínimo, 10% da SAF. Qualquer parcela acima desse percentual pode ser comercializada a um investidor. As empresas, apesar disso, buscam sempre o controle majoritário dos clubes – ou seja, ao menos 50,1% das ações.
No entanto, ainda que não possua a maior parte das ações, as Associações Civis tem o poder de veto em possíveis trocas de sede, cor de uniforme, escudo, hino e etc. Essas medidas visam preservar as tradições históricas dos clubes em questão.

E segundo a Lei da SAF, o clube-empresa deve repassar 20% do faturamento recebido e 50% de eventuais lucros para que o clube pague dívidas, cíveis e trabalhistas constituídas pela associação civil antes da migração para SAF.
BOMBA! Atlético já tem alvo em caso de Cuca recusar a renovação para 2023; Confira
Foto: Pedro Souza / Atlético
O Galo já começou o planejamento para a próxima temporada e já tem uma prioridade, a renovação de Cuca. Diante disso, o clube já começa a tentar convencer o treinador a renovar seu contrato.
Entretanto, não será uma tarefa fácil. Isso porque o treinador já havia afirmado a intenção de ficar longe do futebol por um tempo para cuidar de assuntos pessoais.
Segundo o jornalista Thiago Fernandes da Tv band, a diretoria já tem um nome que interessa bastante em caso de Cuca não aceitar permanecer no comando do Galo.

Trata-se de Tite. O treinador já passou pelo Galo no começo de sua carreira, antes de se tornar um grande treinador do futebol mundial. Tite já afirmou que deixará o comando da Seleção Brasileira após a Copa do Mundo, em novembro.
Conforme disse o jornalista, resta saber se Tite vai aceitar voltar trabalhar no futebol brasileiro. O nome do treinador já foi sondado por alguns clubes do futebol europeu nos últimos meses.
Veja mais notícias do Atlético-MG, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube Atlético Mineiro.