O Atlético foi eliminado da Copa Libertadores reclamando de um pênalti não marcado ao seu favor, contra o Palmeiras. Em suma, o árbitro Fernando Rapallini, da Argentina, e a equipe do VAR não deram a penalidadeaos 23 minutos do segundo tempo, após toque de mão de Gabriel Menino, do Palmeiras.
A Conmebol analisou como correta a decisão da equipe de arbitragem no lance reclamado pelo Galo. A entidade divulgou o diálogo de Fernando Rapallini com o árbitro de vídeo (VAR), Jorge Baliño-ARG, e o auxiliar de vídeo (AVAR), Hector Alberto Paletta-ARG.
“No minuto 69 do jogo, a bola é centrada na área da equipe verde. Um defensor corta a bola com a cabeça e golpeia a mão de um companheiro de equipe. O árbitro, entendendo de forma correta o contexto da ação, uma vez que a bola vem de um companheiro e se dirige para fora da área, e isso implica que não é um lance sancionável (de falta na área). O jogador do Palmeiras não realiza o movimento para cortar a bola (com a mão). O VAR, em sua checagem com ângulo, velocidade e as considerações corretas, confirma a decisão de campo: mão não sancionável”, informa a Conmebol.
Veja abaixo, o diálogo da arbitragem:
VAR (Jorge Baliño-ARG): “Quero ver se (o jogador do Palmeiras) faz um movimento adicional, apenas isso”.
AVAR (Hector Alberto Paletta-ARG): “Estava em uma posição natural para mim”
VAR (Jorge Baliño-ARG): “Fernando (Rapallini), está tudo checado, está tudo checado, Fernando”
“Uma m*”: desabafa Arana após eliminação do Atlético na Libertadores
O Atlético se despediu da Copa Libertadores da América na noite desta última quarta-feira (09), sendo eliminado pelo Palmeiras pelo terceiro ano consecutiva. Após o duelo, o lateral-esquerdo Guilherme Arana desabafou sobre a eliminação, ressaltando que dói mais por ser o único título que ele ainda não conquistou no futebol brasileiro.
“Incomoda, porque acho que o único título que me falta aqui no Brasil, a Libertadores. E independente do campeonato, você ser eliminado sempre é, desculpa a palavra, uma m*, não é isso que nós jogadores queremos, a gente quer sempre estar brigando por títulos, infelizmente mais uma vez fomos eliminados pelo Palmeiras, que é uma das grandes equipes do nosso futebol brasileiro”, disse, em entrevista coletiva.
? Las estadísticas #bwinColombia del empate entre @Palmeiras y @Atletico por la vuelta de los Octavos de final de la CONMEBOL #Sudamericana ?⚽
✅ El Verdão avanzó a Cuartos.@BwinColombia #LaGranConquista pic.twitter.com/doKePTdOih— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) August 10, 2023
Além disso, o camisa 13 também exaltou a atuação do Atlético no jogo, que acabou sendo eliminado com um empate sem gols no Allianz Parque, após ter sido derrotado no jogo de ida, no Mineirão, por 1 a 0.
“Mas é futebol, futebol é detalhe, como o professor falou, tivemos a bola do jogo nos pés do Paulinho, mas faz parte. Não vai ser a primeira vez que o Paulinho vai errar, pode ser que em outras circunstâncias ele possa decidir um jogo, só que infelizmente hoje a bola foi no pé dele”, afirmou.
“Respondendo um pouco, é ter a cabeça no lugar, seguir trabalhando, eu já errei muitas vezes também, já dei minha volta por cima, são coisas que só a gente está sujeito a passar, faz parte. É levantar a cabeça e fazer um excelente Brasileiro agora”, completou.
O Atlético volta a entrar em campo no duelo com o Bahia às 11h de domingo (13), pela 19ª rodada, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Veja mais notícias do Atlético-MG, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube Atlético Mineiro.