O confronto entre Atlético-MG e América, finalistas do Campeonato Mineiro de 2025, será o oitavo na final do Estadual. O Galo, em busca do sexto título, conquistou cinco títulos sobre o Coelho, que venceu em duas ocasiões. Surpreendentemente, quatro dessas finais foram realizadas nas últimas catorze temporadas.

O primeiro duelo entre Atlético-MG e América pelo título de Minas Gerais aconteceu em 1958, com vitória do Galo por 2 a 1. A realização de uma nova decisão entre as duas equipes levou 41 anos. Na final do Campeonato Mineiro de 1999, o Galo voltou a vencer o Coelho. Após perder o primeiro clássico por 2 a 1, empatou o segundo em 1 a 1 e conquistou o título com a vitória por 1 a 0 no terceiro jogo.
O América respondeu dois anos mais tarde. Na decisão do Campeonato Mineiro de 2001, com um time jovem sob o comando do técnico Lula Pereira, o Coelho venceu o Atlético-MG por 4 a 1 na partida inicial. No segundo jogo, realizado no Mineirão, o América ganhou por 3 a 1, resultado insuficiente para tirar o título do Galo.

No ano de 2012, o Atlético-MG conquistou o título após um empate em 1 a 1 na primeira partida e uma vitória por 3 a 0 na segunda, ambas partidas realizadas no Independência, devido às obras para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Quatro anos mais tarde, o Coelho voltou a vencer Atlético-MG. No primeiro jogo, o América venceu por 2 a 1, no Independência, e segurou o empate em 1 a 1 no jogo de volta, realizado no Mineirão. Naquele ano, o Cruzeiro também foi eliminado na semifinal pela equipe americana. Este foi a última conquista do América em Minas Gerais.

Nos dois últimos embates, o Atlético-MG triunfou. No ano de 2021, sob o comando do treinador Cuca, o Galo conquistou o título após dois empates sem gols, devido à sua melhor performance na primeira etapa. Dois anos mais tarde, o América perdeu as duas partidas decisivas para o Atlético-MG: 3 a 2 e 2 a 0.
Veja mais notícias do Atlético-MG, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube Atlético Mineiro.