Atlético-MG x River Plate abrem nessa terça-feira (22), as semifinais da Copa Libertadores, às 21h30 (horário de Brasília), na Arena MRV. Essa é a quarta semifinal do Galo na história da competição. Até aqui, foram duas eliminações e um avanço para a final, em 2013, quando se consagrou campeão. A primeira semifinal do Atlético foi em 1978. Após ser vice-campeão brasileiro em 1977, o clube mineiro conseguiu a vaga direta para a competição, já que apenas três times se classificavam. Na primeira fase, o Atlético eliminou o São Paulo, Unión Española e o Palestino de forma invicta, avançando na competição.
Histórico de Atlético-MG x River em semifinais da Libertadores
As semifinais eram disputadas em dois triangulares, sendo que os melhores times de cada fase chegavam na final. O Atlético caiu em um grupo com Boca Juniors e River Plate. Com apenas uma vitória em quatro jogos, acabou sendo eliminado da competição. Já em 2013, o Atlético-MG foi campeão da Libertadores, mas, antes de bater o Olímpia na final, teve que passar pelo Newell’s Old Boys da Argentina. O fato se repetiu em 2021. Com a melhor campanha da primeira fase da competição, o Galo enfrentou o Palmeiras na semifinal. No jogo de ida, no Allianz Parque, um empate em 0 a 0.
Já no Mineirão um novo empate, por 1 a 1, culminou na eliminação do Atlético. Essa foi a última edição da Copa Libertadores em que o gol marcado fora de casa foi considerado critério de desempate. Já o River Plate detém o recorde de participações em semifinais de Libertadores, o time argentino soma 21 no total, ao lado do Peñarol. Para se ter uma ideia, o time brasileiro com mais semifinais na competição é o Palmeiras, que soma 11.
Veja mais notícias do Atlético-MG, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube Atlético Mineiro.