Atlético Mg precisa vencer o Athletic para disputar a 17ª final consecutiva do Mineiro

Foto: Pedro Souza / Atlético

O Galo enfrenta o Athetic entra em campo neste sábado (17), ás 16h30, no Estádio Independência,na partida de volta das semifinais do Campeonato Mineiro.

O Galo precisa vencer o time de São João Del Rei, já que saiu derrotado no jogo de ida por 1 a 0. Já para o time de São João Del Rei, basta um empate para ficar com a vaga na grande final.

A última vez que o Galo ficou fora da final do Mineiro foi em 2006, quando foi desclassificado pelo Cruzeiro. A sequência de participações do Atlético na final do Mineiro começou em 2007. 

Naquele ano, o Galo eliminou o Democrata-GV na semifinal e venceu o Cruzeiro na decisão; A 16 finais seguidas disputadas pelo Alvinegro são o recorde em andamento no futebol brasileiro. Nenhum outro clube esteve em todas as decisões desde 2007.

Nas últimas 16 finais de Mineiro disputadas pelo Atlético, o clube alvinegro ficou com o título nove vezes e perdeu sete decisões; O Cruzeiro foi o rival que o Galo mais enfrentou, em dez oportunidades. Nesta sequência, o Atlético ainda decidiu o Mineiro com o América (3 vezes), o Ipatinga, a Caldense e o Tombense.

Atlético: Time de Ronaldo Fenômeno oferece atacante e diretoria avalia

A janela de transferência se encerra no próximo dia quatro de abril e os times brasileiros estão de olho no mercado da bola. O Atlético-MG, por sua vez, está em busca de uma “oportunidade” para reforçar o ataque.

Segundo apuração do portal Torcedores, o atacante Kenedy, do Valladolid da Espanha, foi oferecido ao Galo. A diretoria alvinegra avalia a contratação do jogador de 27 anos.

atlético mg galo kenedy

Caso avance, a negociação será por empréstimo até o fim da atual temporada, com opção de compra dos direitos econômico e com o valor fixado pelo clube espanhol. Os números do negócio são mantidos sob sigilo pelas partes.

Kenedy tem uma característica específica que agrada o técnico Eduardo Coudet: a polivalência: o atacante atua tanto pela ponta-esquerda, quanto pela ponta-direita, ele também pode exercer outras funções em campo, como por exemplo, lateral-esquerdo e volante.

Outro ponto tão importante quanto é o fato de que o Atlético-MG não pagaria nada pelo empréstimo. Ou seja, o clube ficaria responsável por bancar apenas parte dos vencimentos e os gatilhos contratuais.

Contudo, Chacho está preocupado com o longo tempo de inatividade de Kenedy. Isso porque o atleta está em fase final de recuperação no bíceps femoral da coxa esquerda. Por conta disso, o atacante ficou dois meses sem poder entrar em campo pelo time espanhol.

A última partida do jogador foi no dia 14 de janeiro de 2023, quando o Valladolid perdeu por 1 a 0 do Rayo Vallecano na 17ª rodada do Campeonato Espanhol. De lá pra cá, Kenedy desfalcou o time em oito oportunidades.

Atlético-MG de olho no mercado

Kenedy, que soma passagens por Fluminense, Chelsea, Watford, Newcastle, Getade, Granada e Flamengo, não é o único nome avaliado por Eduardo Coudet. O Atlético-MG tem nomes mapeados na Argentina, Chile e Uruguai. Todos indicados pelo treinador argentino.