É a véspera da grande partida entre Atlético-MG x River Plate pela semifinal da Copa Libertadores. O Galo volta a encontrar uma equipe argentina na busca pela Glória Eterna. O retrospecto Alvinegro contra clubes do país vizinho é positivo, com uma invencibilidade de 13 jogos na Libertadores, e outra de nove confrontos considerando todos os jogos. Na própria Libertadores de 2024, o Atlético chega às semifinais após eliminar o San Lorenzo nas oitavas. Ainda venceu o Rosario Central na fase de grupos, tanto em BH quanto na Argentina.
Retrospecto recente do Atlético-MG contra argentinos
A sequência positiva de 13 partidas começou no jogo de volta da Copa Sul-Americana, diante do Unión de Santa Fe, em 2020. Teve continuidade na Libertadores, a partir das oitavas de 2021, quando o Atlético eliminou o Boca Juniors nos pênaltis, em noite épica para o goleiro Everson. Na sequência, passou por cima do River Plate, com vitórias de 1 a 0 no Monumental de Núñez e um sonoro 3 a 0 em Belo Horizonte.
Aliás, o Galo é o segundo time da história a eliminar os dois maiores da Argentina na mesma edição de Libertadores, desde o início do atual formato, repetindo o feito do Independiente del Valle em 2016. Em jogos de Libertadores contra Argentinos, a última derrota do Atlético-MG foi diante do Newell’s Old Boys, por 2 a 0, nas quartas de 2013. Naquela campanha vencedora, ainda houve dois 5 a 2 contra o Arsenal de Sarandí. De lá para cá, enfrentou Racing Club (2016), Godoy Cruz (2017), Boca Juniors e River Plate (2021), Rosario Central e San Lorenzo (2024).
Veja mais notícias do Atlético-MG, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube Atlético Mineiro.