Atlético não toma gol do Cruzeiro no Brasileiro há quase 6 anos; veja números

atletico mg galo

No clássico deste sábado (3), o Atlético-MG venceu o Cruzeiro por 1 a 0 e alcançou a maior sequência invicta na história do clássico mineiro pelo Campeonato Brasileiro. Desde a unificação dos títulos pela CBF em dezembro de 2010, o primeiro jogo entre as equipes aconteceu em março de 1967.

Durante a primeira metade dos anos 1990, o Atlético acumulou uma série de seis jogos sem derrotas para o Cruzeiro. Essa sequência teve início em 30 de setembro de 1990, com uma vitória por 2 a 0 e só foi interrompida em 3 de novembro de 1996, quando o Cruzeiro venceu por 2 a 1. Ao longo desses seis jogos, o Atlético obteve cinco vitórias e um empate.

Desde então, o Galo não perde um clássico contra o Cruzeiro na Série A desde 12 de junho de 2016, quando o rival venceu por 3 a 2, de virada, no Independência, em uma partida que marcou a estreia do centroavante Fred com a camisa alvinegra.

A partir desse jogo, foram disputados oito clássicos pelo Brasileirão. No confronto do segundo turno de 2016, os dois times empataram por 1 a 1 no Mineirão. A sequência invicta do Atlético começou em 2 de julho de 2017, quando venceu por 3 a 1, de virada, no Independência.

Neste sábado, o Galo completou o sétimo clássico consecutivo sem perder para a Raposa pelo Campeonato Brasileiro desde os 3 a 1 do turno de 2017, superando a sequência do início dos anos 1990. Nos sete clássicos, o Atlético conquistou cinco vitórias e teve dois empates, ambos por 0 a 0.

Além disso, o Cruzeiro não conseguiu marcar gols nos últimos cinco clássicos contra o Atlético-MG pela Série A. O Galo venceu duas vezes por 1 a 0, uma por 2 a 0 e houve dois empates sem gols.

Dessa forma, o último gol do Cruzeiro sobre o Atlético em um jogo pelo Campeonato Brasileiro foi marcado por Thiago Neves, no Mineirão, em 22 de outubro de 2017, em uma partida em que o Galo venceu de virada por 3 a 1.