Atlético se reapresenta e treina pensando na Copa do Brasil; veja quem volta de lesão

Foto: Pedro Souza / Atlético

O Atlético-MG se reapresentou nesta segunda-feira (24), após o empate sem gols com o Santos pelo Campeonato Brasileiro. Os titulares realizaram atividades na academia e corridas em volta do campo. A boa notícia é que o zagueiro Maurício Lemos se recuperou de cãibras e treinou normalmente, devendo ser titular na partida contra o Brasil de Pelotas, na quarta-feira (26).

Entretanto, o lateral Dodô ainda é dúvida para o confronto devido a um incômodo muscular na coxa. Além disso, a lista de desfalques do Alvinegro segue grande, com Guilherme Arana fazendo atividades com bola após sete meses de lesão no joelho, mas ainda precisando de algumas semanas de recuperação física. Já o zagueiro Igor Rabello espera a liberação do departamento médico para voltar a treinar com bola sem limitações.

Outro que está em fase final de recuperação é o volante Allan, que sofreu lesão por estresse na coluna. Nas imagens do treino desta segunda, ele aparece em atividade muscular na academia, mas ainda usando cinta imobilizadora na região lombar. Além disso, o DM do Galo ainda conta com Pedrinho e Alan Kardec, sendo que o primeiro deve ficar cerca de três meses em recuperação devido a uma lesão na coxa, enquanto o segundo se recupera de uma contusão nas costas desde o fim de outubro de 2022.

atletico mg galo
Foto: Pedro Souza / Atlético

O Atlético-MG irá viajar para Pelotas no início da noite de terça-feira (25), e terá mais uma sessão de treinamento no CT antes do confronto decisivo por vaga nas oitavas de final da competição. No jogo de ida, no Mineirão, o Galo venceu de virada por 2 a 1 e agora precisa pelo menos de um empate para garantir a classificação. Caso haja vitória por um gol de diferença do Brasil de Pelotas, a vaga será definida nos pênaltis.

Coudet toma decisão sobre usar jovens da base no time titular

atlético mg galo coudet
Foto: Pedro Souza / Atlético

Eduardo Coudet já disse em algumas entrevistas coletivas que atualmente trabalha com um elenco curto no Atlético. Uma das alternativas que muitos técnicos fazem no Brasil é buscar opções que complementem o elenco, o que também pode ser feito no Galo.

Chacho destaca apenas que o processo precisar ser feito com cautela, e cita os riscos na mudança de categoria.

Vamos tentar que, quanto tenham que jogar, eles (jogadores da base) se encontrem na melhor maneira possível para não sofrer na troca de categoria. Fazer uma avaliação é difícil, muitos jogos. Temos garotos trabalhando conosco e com o tempo podem nos ajudar. Obviamente que eles sentem a diferença de categoria. Temos que ter tempo, trabalho e paciência, eu como treinador para dar melhores condições para eles

Eduardo Coudet

O ataque é um dos principais pontos fracos no elenco Alvinegro atualmente. As recentes saídas de Ademir e Sasha, além de Kardec no DM faz com que o argentino recorra aos jovens. Dois jogadores ofensivos da base alvinegra têm treinado com Coudet: Cadu e Isaac, ambos de 19 anos.

O primeiro ainda não teve oportunidades. Já o segundo foi acionado em três jogos na temporada, tendo como estreia a derrota do Atlético para o LIbertad, pela Libertadores, onde atuou por 30 minutos.

Atlético tem histórico favorável para conseguir classificação na Copa do Brasil

atletico mg galo
Fotos: Daniela Veiga / Atlético

O Atlético não conseguiu superar seus adversários nas últimas três partidas que disputou. A boa notícia é que o Galo tem um bom retrospecto quando se fala em Copa do Brasil. O Maior de Minas garantiu vaga nas oitavas-de-final em 81% de suas participações nas etapas preliminares do principal torneio mata-mata do país.

O Alvinegro disputou todas as edições da Copa do Brasil, desde que ela foi criada em 1989, com exceção de 1993. Na época, apenas os dois melhores colocados do estadual do ano anterior disputavam o torneio. Finalistas do Mineiro de 1992, Cruzeiro e América ficaram com as vagas nacionais daquela temporada.

O Galo começou a Copa do Brasil antes das oitavas em 27 ocasiões. Em 22 delas, avançou de etapa. Todas as cinco eliminações precoces do Atlético ocorreram na segunda fase: em 1999, para o Bahia; em 2001, para o Goiás; em 2004, para o Santo André; em 2011, para o Grêmio Prudente e em 2020, para o Afogados-PI.

Agora, o time comandado por Eduardo Coudet busca evitar surpresas diante do Brasil de Pelotas. A partida de ida, no Mineirão, em Belo Horizonte, terminou com vitória do Atlético, de virada, por 2 a 1.

Agora as duas equipes se reencontram às 19h30 dessa quarta-feira (26), no Estádio Bento de Freitas, em Pelotas. O Atlético tem a vantagem de jogar por um empate para avançar às oitavas de final.

Por pouco Galo não fica sem Hulk; entenda

atletico mg galo
Foto: Pedro Souza / Atlético

Se o Galo vive uma ‘Hulkdependência’ imagina como seria se o camisa 7 tivesse ido para outro clube brasileiro? Pois é, e não aconteceu por pouco. Palmeirense assumido numa família de corintianos, Hulk esteve muito perto de assinar com o Verdão em 2021.

Em entrevista à ESPN, o coordenador geral da base do Alviverde, João Paulo Sampaio, contou porque a negociação não se concretizou.

Foi por detalhes na época pra Hulk não acertar. Ele chegou a treinar no CT. Chegou muito perto. Os detalhes foram mais assim financeiros. Ele queria, a gente queria, só que foi uma situação que foi por detalhes financeiros

João Paulo Sampaio
atletico mg galo
Reprodução ESPN

Além de trabalhar no Palmeiras, João Paulo é amigo pessoal do atacante do Atlético. A relação dos dois começou nos tempos que o ídolo do Galo era atleta do Vitória. João Paulo trabalhava na base da equipe baiana e ficou próximo ao jogador. Ele fez a estreia no futebol profissional pelo Vitória, em 2004.

O atacante assinou com o Galo no início de 2021. Desde então, soma 131 jogos e 79 gols com a camisa alvinegra. Conquistou três campeonatos estaduais (2021, 2022 e 2023), Campeonato Brasileiro (2021), Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022).

Atlético finaliza 60 vezes nos últimos três jogos, mas é pouco eficiente

atletico mg galo
Foto: Pedro Souza / Atlético

O Atlético tentou mais uma vez, neste domingo, contra o Santos, mas não conseguiu sair com a vitória. O time de Belo Horizonte fez mais uma partida com número alto de finalizações, mas sem conseguir marcar. Dados mostram que nas últimas três partidas, o time Alvinegro finalizou 60 vezes.

Na primeira rodada do Campeonato Brasileiro o Galo foi derrotado pelo Vasco, por 2 a 1, e finalizou 24 vezes para marcar o gol. Na partida seguinte, contra o Athletico- PR, pela Libertadores, foram 22 finalizações para balançar as redes.

Contra o Santos, domingo, na Vila Belmiro, foram 14 finalizações e nenhuma bola dentro do gol. Com o empate, o Galo acumulou apenas um ponto nos seis disputados no Brasileirão.

atletico mg galo
Foto: Pedro Souza / Atlético

Artilheiro da Libertadores com cinco gols e dono da camisa 10 do Maior de Minas, o atacante Paulinho perdeu uma das chances mais claras da partida contra o Peixe. Ele recebeu a bola em um lançamento e saiu cara a cara com o goleiro João Paulo, mas adiantou demais a bola no domínio.

Ali, infelizmente, a bola veio forte. Eu ainda tentei fazer o domínio para ela não escapar e acabou que ficou muito forte o toque e, infelizmente, a gente não conseguiu marcar o gol. Mas é voltar ao trabalho, porque quarta-feira tem decisão na Copa do Brasil.

Paulinho

Paulinho lamentou o momento do time e a falta de gols que impede que os bons resultados cheguem. Ele afirma que os companheiros precisam continuar tendo tranquilidade e trabalhar para reverter a situação.

A gente trabalha para chegar no jogo e ganhar os três pontos que são importantes. É continuar mantendo a cabeça fria. Independentemente da condição, a gente sabe que tem como sair vencedor. Estamos sendo superiores ao time adversário, mas temos que converter em gols.

Paulinho

Zagueiro do Atlético que está sem jogar há quase 9 meses ganha prêmio inusitado da Globo

atletico mg galo
Foto: Bruno Cantini / Atlético

Se o Atlético não tem conseguido conquistar uma vitória dentro das quatro linhas, ao menos um dos jogadores do time de Coudet conseguiu derrotar muitos adversários. O zagueiro Igor Rabello, que não joga desde agosto do ano passado, quando rompeu o ligamento cruzado anterior, foi reconhecido por um motivo incomum.

O atleta do Galo foi eleito o terceiro jogador mais bonito do Campeonato Brasileiro, diante de 2,67% dos votos conquistados, em uma enquete do “GShow”. Adversário recente do Atlético, o primeiro lugar ficou para o atacante Pedro Raul, do Vasco da Gama, garantindo 45,46% dos votos. A segunda posição ficou para o meio-campista Gerson, do Flamengo, com 43,58% dos votos.

atletico mg galo
Igor Rabello está sem jogar desde agosto de 2022 – Foto: Pedro Souza / Atlético

Igor Rabello se prepara para retornar aos gramados

O zagueiro, que veio contratado junto ao Botafogo, por R$ 13 milhões, já jogou 155 partidas com a camisa alvinegra, marcou seis gols e deu quatro assistências. Para a posição, o Atlético ainda conta com o experiente zagueiro Jemerson, Nathan Silva, Réver (campeão da Libertadores de 2013), e os novos contratados, Mauricio Lemos e Bruno Fuchs.

Igor Rabello vive em um constante processo para retornar aos gramados, ao lado do lateral-esquerdo Guilherme Arana, que também enfrentou conturbada lesão no ano anterior, o tirando do restante do ano.

Atlético deve repetir dobradinha de sucesso em duelo da Copa do Brasil

atletico mg galo
Foto: Pedro Souza / Atlético

Apesar de não ter conquistado a vitória, o Atlético tem um ponto positivo a ser destacado após o empate nesse domingo (23), na Vila Belmiro. Depois de três jogos consecutivos sofrendo gols, o Galo não foi vazado na partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Além disso, foi a estreia da dupla de zaga formada por Mauricio Lemos e Bruno Fuchs entre os 11 que começaram jogando.

Titular absoluto de Eduardo Coudet no início da temporada, o jogador ex-Internacional perdeu a sequência com Chacho após sofrer uma pequena fratura no pé esquerdo no empate em 0 a 0 com o Carabobo fora de casa.

atletico mg galo coudet
Foto: Pedro Souza / Atlético

Já Mauricio Lemos, que chegou poucos dias depois, estreou contra o América e não deixou mais a equipe. Juntos pela primeira vez, os dois mostraram seguranças defensiva e boa qualidade na saída de bola.

Fica agora a expectativa para ver se Coudet vai manter essadupla de zaga diante do Brasil de Pelotas, nesta quarta-feira (26), às 19h30, no Rio Grande do Sul. A atuação defensiva foi elogiada pelo argentino na entrevista coletiva concedida após o empate com o Santos.

Fizemos tudo para ganhar o jogo. Novamente, tivemos muitas finalizações. A diferença é que hoje não sofremos. Praticamente, não chutaram no nosso gol. O que posso falar é praticamente o mesmo de antes, mas com a melhora defensiva. Não tivemos nenhum susto na nossa meta. Está faltando finalizar e completar para o gol

Eduardo Coudet

Após ter vencido a partida de ida por 2 a 1, no Mineirão, o Atlético se classifica para as oitavas de final da Copa do Brasil com um empate. Basta o Galo repetir o que fez contra o Santos e não tomar gols.

Eduardo Coudet faz observações sobre a partida do Galo hoje; veja quais são

atletico mg galo coudet

O treinador do Atlético-MG, Eduardo Coudet, voltou a lamentar as chances perdidas pelo time, após o empate sem gols contra o Santos, na Vila Belmiro.

O time tem um jeito, está jogando da mesma forma dentro e fora de casa, tentando impor as condições. Acho que deu certo nessa maneira. Está faltando fazer gol. Fizemos um grande primeiro tempo. Mas falamos para não errar no início. Não podíamos tomar gols nos primeiros quinze minutos. Fomos mais cautelosos. e a partir daí crescemos no jogo.

Eduardo Coudet

O treinador ainda brincou com as boas defesas dos goleiros que enfrentam o Galo:

No próximo jogo vamos sequestrar o goleiro (adversário).

Eduardo Coudet

O treinador citou os últimos dois jogos do Atlético-MG em que o time perdeu para o Vasco em casa, na estreia do Brasileirão, e perdeu para o Atlhetico- PR, na Arena da Baixa, pela Libertadores, e afirmou que a equipe mineira merecia ganhar os pontos de todas as partidas.

Desses últimos jogos é inacreditável temos ganhado apenas um ponto. Últimos três jogos (incluindo o deste domingo), 66 finalizações. Vamos seguir fazendo muitas finalizações, tendo domínio do jogo. Estou convencido, os jogadores também estão convencidos e a diretoria também está convencida de que vai dar certo.

Eduardo Coudet

Mesmo com a vantagem na disputa pela classificação para às oitavas de final da Copa do Brasil, Coudet falou do pouco tempo que tem para preparar a equipe e treinar os detalhes que vão melhorar a parte ofensiva da equipe.

 É pouco tempo para preparar o jogo da Copa do Brasil. É difícil quando o resultado esperado não vem. Mas jogando desta maneira, vamos ganhar muitos jogos.

Eduardo Coudet.

A partida contra o Brasil de Pelotas acontece na próxima quarta-feira, em Belo Horizonte, às 19h30. O Atlético-MG tem a vantagem do empate.