Atlético terá camisa para conscientização no jogo contra o Furacão

atletico mg galo
Foto: Atlético Divulgação

O Atlético fará uma ação de conscientização sobre o autismo durante a partida deste sábado (29), contra o Athletico-PR, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. A camisa dos jogadores, a bandeirinha de escanteio e os telões do Mineirão exibirão mensagens de apoio à campanha.

A iniciativa acontece em razão do mês de abril ser dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Desde 2018, campanhas no Brasil visam a reduzir o preconceito e reforçar os direitos das pessoas com autismo.

As camisas usadas pelos jogadores em campo serão leiloadas pelo Instituto Galo, com a arrecadação sendo destinada a projetos que apoiam pessoas com TEA. Além disso, o clube planeja um camarote especial na Arena MRV para receber pessoas com autismo em jogos futuros.

atletico mg galo
Foto: Atlético Divulgação

Durante a partida, o símbolo do autismo será formado pelos números das camisas, pelas letras e pelo patch do jogo, reforçando a mensagem de apoio à campanha. A ação visa a conscientizar e informar sobre o tema, além de promover a inclusão e a igualdade de direitos para as pessoas com autismo.

Atlético busca encerrar sequência negativa com ajuda de Hulk

atletico mg galo
Foto: Pedro Souza / Atlético

O atacante Hulk enfrenta um jejum de quatro jogos sem marcar gols, período em que o Atlético também não venceu. Para quebrar essa sequência, o Galo volta a jogar no Estádio Independência, onde o atacante tem um desempenho excelente, mantendo uma marca de 100% na temporada.

O camisa 7 marcou em todas as partidas disputadas no Independência em 2023. O estádio será palco do jogo deste sábado, às 21h (de Brasília), contra o Athletico-PR, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Embora tenha deixado a partida anterior com o tornozelo inchado, Hulk fez tratamento na fisioterapia e foi relacionado para o confronto desta noite. Há uma possibilidade de corte de última hora, mas se entrar em campo, o atacante buscará aumentar ainda mais sua marca no Horto.

Em seis jogos do Galo no Independência neste ano, ele balançou as redes oito vezes, sendo fundamental para a série invicta do time no estádio, que inclui cinco vitórias e um empate.

Hulk tem 79 gols (36 em 2021, 29 em 2022 e 14 gols em 2023) em 133 jogos pelo Atlético. É o segundo maior artilheiro do Galo no século XXI, atrás apenas de Diego Tardelli, autor de 112 gols ao longo de três passagens.

Atlético é obrigado a fazer mudança de última hora e será prejudicado no Brasileiro e Libertadores

O Atlético anunciou uma mudança de última hora para a partida contra o Alianza Lima, do Peru, pela Libertadores. Inicialmente marcado para o Mineirão, o confronto agora será disputado no Estádio Independência, em Belo Horizonte.

Segundo o Galo, a Conmebol vetou o uso do gramado do Gigante da Pampulha em virtude de seu “péssimo estado”. A decisão foi comunicada informalmente aos clubes, mas ainda não foi divulgada oficialmente no site da entidade sul-americana.

Em nota oficial, o Alvinegro criticou as condições do gramado do Mineirão e afirmou que já havia alertado sobre o problema, que traz “enorme prejuízo” ao clube. Além disso, a diretoria lamentou a situação criada pela falta de planejamento da Minas Arena, concessionária que administra o estádio.

atletico mg galo mineirao
Marca no gramado do Mineirão em Atlético-MG x Libertad — Foto: Alessandra Torres/AGIF

O descontentamento com o gramado não é novo no Atlético. O presidente do clube, Sérgio Coelho, já havia exposto publicamente sua insatisfação, enquanto o goleiro Everson chegou a encontrar uma porca no gramado durante um aquecimento em campo.

A mudança de estádio afeta também a partida contra o Athletico-PR, marcada para esse sábado (29) pelo Brasileirão. O jogo, que seria disputado no Mineirão, também foi transferido para o Independência. Com isso, o estádio receberá dois jogos seguidos do Galo em importantes competições: a Libertadores e o Campeonato Brasileiro.

Veja a nota oficial do Galo:

Em razão do péssimo estado do gramado do Mineirão, o Galo recebeu hoje, 28 de abril, a notícia da decisão da Conmebol de vetar o estádio para o jogo da próxima quarta-feira, contra o Alianza Lima, pela terceira rodada do Grupo G da Copa Conmebol Libertadores.

A decisão não é propriamente uma surpresa, já que o Atlético vinha, reiteradamente, alertando para a situação, que traz enorme prejuízo ao Clube.

A partida permanece marcada para as 21h30 do dia 3 de maio (quarta-feira), e será disputada, portanto, no Independência.

O Galo lamenta a situação criada pela falta de planejamento da Minas Arena, concessionária que administra o Mineirão.

Em virtude do ocorrido, a divulgação da venda de ingressos, que seria nesta sexta, acontecerá neste final de semana.

O Atllético também agradece ao América e ao Independência, pela prontidão em disponibilizar o estádio.

Atlético-MG x Athletico-PR: onde assistir ao vivo, horário e escalações

O Atlético recebe o Athletico-PR, na Arena Independência, neste sábado, às 21h (de Brasília), pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O jogo terá transmissão do sportv e Premiere.

O Galo vem de classificação às oitavas da Copa do Brasil, após empate suado com o Brasil de Pelotas. Apesar disso, O Alvinegro não sabe o que é vencer há quatro jogos, incluindo derrota para Vasco, empate com Santos (Brasileirão) e derrota para o Furacão, mesmo adversário desta noite, pela Libertadores.

O Athletico também chega de uma classificação apertada na Copa do Brasil, passando nos pênaltis pelo CRB, na Arena da Baixada, após vencer de virada, por 2 a 1, no tempo normal. No Brasileirão, a equipe paranaense vai em busca dos primeiros pontos fora de casa – venceu o Goiás na estreia, na Baixada, e depois perdeu para o Fluminense, no Maracanã.

  • Local: Independência, Belo Horizonte – MG
  • Data e hora: 29 de abril de 2023, às 21h
  • Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA/SC)
  • Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (FIFA/RJ) e Kléber Lúcio Gil (SC)
  • Árbitro de vídeo: Wagner Reway (PB)
  • Onde assistir: Sportv e Premiere

ATLÉTICO

Provável escalação: Time provável: Everson; Mariano, Jemerson (Bruno Fuchs), Mauricio Lemos e Patrick (Rubens); Otávio, Edenilson, Zaracho e Igor Gomes (Patrick ou Hyoran); Paulinho e Hulk (Vargas). Técnico: Eduardo Coudet

Desfalque: Guilherme Arana (recuperação física), Pedrinho, Allan, Alan Kardec e Igor Rabello (departamento médico).

Pendurados: Otávio.

ATHLETICO-PR

Provável escalação: Bento; Khellven, Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Pedrinho (Fernando); Hugo Moura, Erick e Vitor Bueno (Christian); Terans, Vitor Roque e Rômulo. Técnico: Paulo Turra

Desfalque: Fernandinho (poupado); Marcelo Cirino (transição); Kaique Rocha e Léo Cittadini (departamento médico).

Pendurados: Pablo.

Titular absoluto do Atlético deve voltar ao time em breve

O Atlético segue trabalhando para melhorar o desempenho do time na temporada. Depois de avançar às oitavas-de-final na Copa do Brasil, a equipe encerrou a preparação para encarar o Athletico-PR neste sábado (29). No entanto, o time ainda precisa lidar com algumas baixas importantes em seu elenco, principalmente a ausência do lateral Guilherme Arana.

Arana tem sido um desfalque significativo para o Galo nas últimas 34 partidas. O jogador sofreu uma lesão multiligamentar no joelho esquerdo, o que o impediu de participar de importantes jogos, como os da Pré-Libertadores e a Copa do Brasil. No entanto, há sinais de que o retorno do jogador está cada vez mais próximo.

O lateral foi o centro das atenções em um treino de recuperação, dando uma assistência em cruzamento que arrancou aplausos dos seus companheiros. Mesmo com uma proteção no joelho, o jogador demonstrou estar em boa forma e animou a torcida atleticana.

No entanto, o departamento médico do Alvinegro sabe que é preciso seguir um protocolo rigoroso para o retorno de jogadores com lesões ligamentares no joelho. Arana sofreu uma contusão grave, que comprometeu não apenas os ligamentos cruzado posterior e colateral medial, mas também o menisco medial e a cartilagem. Essa lesão o tirou da disputa da Copa do Mundo do Catar e impediu que ele ajudasse o Atlético em momentos cruciais da temporada.

Enquanto Arana segue em processo de recuperação, o Galo tem utilizado Dodô e Rubens na posição de lateral. No entanto, o meia Patrick também atuou como ala no último jogo, mostrando a versatilidade do elenco do clube mineiro. Além de Arana, o departamento médico ainda conta com outros desfalques importantes, como Pedrinho, Allan, Alan Kardec e Igor Rabello, que seguem em processo de recuperação.

Ex-Atlético é convocado para jogos da Seleção

Ramon Menezes, técnico da Seleção Brasileira Sub-20, anunciou na última sexta-feira (28) os convocados para a disputa da Copa do Mundo da categoria. Um velho conhecido da torcida alvinegra integra a lista: o atacante Savinho.

O Brasil está no Grupo D, ao lado de Itália, República Dominicana e Nigéria. A Seleção estreia no dia 21 diante da Itália, enfrenta a República Dominicana no dia 24 e encerra sua participação na primeira fase no dia 27 contra a Nigéria.

Em 2020 Savinho passou a integrar o grupo de profissionais do Galo, durante o período foram 35 jogos e dois gols ao longo de dois anos. Ele foi vendido ao Grupo City em setembro de 2022 por 6 milhões de euros. O atacante foi emprestado ao PSV em julho de 2022. Desde então são oito jogos e duas assistências.

O Galo ainda pode receber 6,5 milhões de euros em variáveis. O Maior de Minas ainda possui 12,5% do passe do atleta.

atlético mg galo
Foto: Pedro Souza / Atlético

Mineirão está passando por melhorias após constantes reclamações do Atlético

atletico mg galo

Após receber críticas do Atlético por conta da condição do gramado, o Mineirão iniciou um processo de replantio. O estádio, que abrigou um evento de grande porte no sábado, começou a revitalização do campo visando melhorar a densidade e o aspecto visual do gramado durante o período de temperaturas mais baixas, e também para suportar os jogos da temporada 2023.

A Minas Arena havia informado, em nota divulgada no dia 18 de abril, que faria os procedimentos para melhorar a qualidade do gramado. Mesmo tendo recebido apenas sete jogos neste ano, todos do Atlético, o gramado do Mineirão tem sido motivo de preocupação e críticas.

O goleiro Everson, do Galo, encontrou uma porca de metal durante o aquecimento para o jogo contra o Libertad, pela Libertadores, o que gerou ainda mais preocupação. O jogador lamentou a situação e disse que o gramado estava “um pouco aquém” do que se esperava.

Gosto muito do Mineirão, a gente tem uma história linda aqui, mas infelizmente o gramado está um pouco aquém, o que atrapalha quem quer jogar

Everson
atletico mg galo mineirao
Marca no gramado do Mineirão em Atlético-MG x Libertad — Foto: Alessandra Torres/AGIF

O Alvinegro decidiu mudar o jogo contra o Athletico-PR, pela próxima rodada do Brasileirão, para o Independência, em função da insatisfação com o gramado. O Cruzeiro, por sua vez, ainda não jogou no Mineirão em 2023 por desacordo financeiro com a Minas Arena, mas a expectativa é que essa situação seja resolvida até sexta-feira.

Com a ajuda do Governo de Minas Gerais, as partes encaminharam um acordo para que o time celeste volte a jogar no estádio no dia 10 de maio, contra o Fluminense, pelo Brasileirão. No entanto, o CEO do Cruzeiro SAF, Gabriel Lima, ressaltou que o gramado é uma preocupação constante do clube.

O gramado é sempre uma preocupação, porque é um ser vivo que precisa de muitos cuidados, que não pode ser pisoteado o tempo inteiro. Quando você tem uma quantidade muito grande de shows, isso acontece

Gabriel Lima

Com a inauguração da Arena MRV prevista para o segundo semestre, o Governo de Minas Gerais e a Minas Arena acreditam que o Mineirão encerrará o ano com quase 50 partidas realizadas. O replantio do gramado é uma ação importante para garantir a qualidade do campo e evitar possíveis problemas durante as partidas que serão realizadas no estádio.