A Conmebol multou o Carabobo, da Venezuela, em 100 mil dólares (R$ 523 mil), por xingamentos racistas de parte da torcida em direção à delegação do Atlético-MG. O fato lamentável aconteceu no dia 22 de fevereiro, antes do jogo de ida da partida da segunda fase da Libertadores.

O time de Bogotá, que foi eliminado pelo Galo, tem até sete dias para recorrer da decisão.
A decisão da Comissão Disciplinar da entidade máxima do futebol sul-americano foi tomada em conformidade com o Artigo 15, Parágrafo 2, do Código Disciplinar da Conmebol para 2023, que diz:
– Qualquer clube cujos torcedores insultarem ou atentarem contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, tendo como motivo a cor da pele, raça, sexo ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem, será punido com uma multa de pelo menos cem mil dólares americanos. Em caso de reincidência, o infrator poderá ser punido com multa de quatrocentos mil dólares americanos.
Atlético denunciou o caso
Os atos de injúria racial foram cometidos por torcedores no momento em que a delegação alvinegra chegava ao estádio. O Atlético-MG divulgou imagens nas redes sociais, e Rodrigo Caetano, diretor de futebol, denunciou a situação ao delegado daquela partida.
Veja mais notícias do Atlético-MG, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube Atlético Mineiro.