Clubes ouvem propostas de empresas para liga; Aporte financeiro de 3 bilhões chama atenção

A ideia é criar uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro, 40 clubes da série A e da série B se interessaram , e o que chama mais atenção é o aporte financeiro de 3 bilhões de reais.

Clubes pretendem assumir a organização do Campeonato Brasileiro e da Série B. À luz do que acontece nas principais ligas europeias, a federação nacional, a CBF, continuaria administrando a seleção brasileira e outras competições nacionais: Copa do Brasil, Série C e Série D

Diferente de tentativas passadas de formação da liga, em que dirigentes amadores foram nomeados para o comando, e só então profissionais foram buscados por eles para cuidar do operacional, desta vez grupos de executivos e advogados se adiantaram para oferecer o serviço. 

Em linhas gerais, há mais semelhanças do que diferenças entre os projetos. Ambos partem da premissa de que  o futebol está exageradamente endividado em suas receitas ou seja, poderia ter um faturamento muito maior do que o atual. 

A solução aventada é a centralização de direitos comerciais e de transmissão num bloco, que conseguiria multiplicar as receitas. Isso inclui direitos de transmissão nacionais e internacionais e patrocínios vinculados às competições, como placas e naming rights. 

Para reduzir consideravelmente o nível de endividamento, ambos os grupos procuraram fundos de investimento, a fim de descobrir se eles colocariam dinheiro no futebol brasileiro. Esses investidores se tornariam sócios dos clubes e lucrariam no longo prazo. As respostas os deixaram animados. Falta avançar com os cartolas na fundação da liga.