Como estreou Dorival Júnior nas duas primeiras partidas do Brasil?

Quatro minutos podem mudar a história de um país. Esse foi o tempo necessário para mudar a história da seleção brasileira. Entre virtual classificada para as semifinais, acabou o ano como uma seleção sem técnico. Tite saiu e depois dele vieram Roman Menezes (3 jogos, 1 vitória e 2 derrotas) e Fernando Diniz (6 jogos, 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas). Nenhum deu certo, mas parece que agora habemus técnico.

Este artigo foi escrito por MightyTips. Visite MightyTips para outros artigos e para nossas prévias diárias gratuitas de futebol!

Um ano depois da saída do Tite é que a CBF contratou um técnico efetivo, conhecido de torcedores do Santos e Atlético Mineiro, Dorival Júnior, de idades maiores que os antecessores. O treinador de 61 anos chegou com um currículo de títulos. Dorival Júnior é o atual bicampeão da Copa do Brasil, por duas equipes diferentes. E chegou para colocar de volta o coração dentro da camiseta amarela da seleção.

“A recuperação da confiança vai acontecer com treinamentos, com jogos, vitórias. Temos que trazer o torcedor para mais perto da seleção. É um trabalho de formiguinha, que queremos de todos vocês.” disse Dorival na sua primeira declaração como técnico efetivo da seleção.

Dois primeiros jogos de Dorival na seleção

E parece que ele está conseguindo. Logo no primeiro jogo a frente da equipe, uma vitória gigante contra a Inglaterra de Phil Foden, Henry Kane e companhia, em pleno Wembley, território inglês. Um feito que não acontecia desde 1995. Claramente sem entrosamento, os jogadores convocados por Dorival Júnior em março demonstraram que entenderam o recado do comandante. Levaram o coração para dentro de campo e, com habilidade de sobra, fizeram o torcedor brasileiro novamente ter orgulho da seleção.

No segundo jogo, contra a temida Espanha de Rodri, Gabi e Pedri, mais um jogo histórico. Após tomar 2 a 1 no primeiro tempo, Dorival mudou meio time e o jogo. O jovem Endrick, um dos que entraram, marcou um golaço de voleio. No fim do jogo, o juizão achou um pênalti (mais um) para os espanhóis. Rodri bateu com classe e converteu. Parecia que Dorival amargava a primeira derrota à frente da seleção quando Galeno, estreante da noite, caiu na área. Pênalti que o veterano Lucas Paquetá converteu e deixou tudo igual no Santiago Bernabéu.

Clubes brasileiros presentes na seleção de Dorival Júnior

Foram apenas os dois primeiros jogos do novo técnico da seleção brasileira, mas já mostram como será o trabalho de Dorival. O técnico vai privilegiar os melhores jogadores brasileiros em atividade, de todos os clubes, inclusive os do Brasil. Na seleção de Tite não era muito comum encontrar jogadores que jogavam por times brasileiros. Já nos dois primeiros jogos de Dorival, 8 jogadores eram de equipes nacionais.

  • Os goleiros: Bento (Atlético-PR), Léo Jardim (Vasco) e Rafael (São Paulo)
  • O lateral Ayrton Lucas (Flamengo)
  • Os zagueiros Fabrício Bruno (Flamengo) e Murilo (Palmeiras)
  • Os volantes André (Fluminense) e Pablo Maia (São Paulo)
  • O atacante Endrick (Palmeiras)

Dos brasileiros, foram titulares nos dois jogos Bento e Fabrício Bruno. O goleiro do Atlético Paranaense fez boas defesas nos dois jogos e demonstrou segurança no gol. O zagueiro do Flamengo foi bem contra a Inglaterra, mas contra a Espanha, sofreu. Mas os nomes que mudaram o jogo no segundo tempo, vieram dos times brasileiros. Pablo Maia no primeiro jogo e André no segundo, entraram no meio do campo e deram conta do recado. 

Mas o nome das duas partidas foi, de longe, Endrick. Com apenas 17 anos, o atacante do Palmeiras mostrou personalidade e marcou nas duas partidas.

Se tornou o terceiro jogador abaixo dos 18 anos a marcar dois gols nas suas primeiras partidas pela seleção brasileira, atrás de Pelé e Ronaldo Fenômeno. Após o jogo, o jovem, que vinha sendo alvo de críticas após a não classificação da seleção olímpica para as Olimpíadas da França, disse:

“Nesse jogo entrei com uma leveza impressionante, estava muito tranquilo. Estou muito contente. No final, fiquei com a minha família. Quando todas as pessoas estavam me criticando, somente eles estavam do meu lado”, desabafou Endrick.

Cria do Atlético Mineiro chama atenção

Além de Endrick, outro jovem jogador também chamou atenção dos torcedores e da imprensa esportiva. O jovem Savinho, de 19 anos, foi um dos nomes pouco conhecidos chamados para participar dos dois empates, contra Inglaterra e Espanha. Mesmo jogando na Itália, a convocação do jogador foi bastante comemorada nas redes sociais por uma das torcidas mais apaixonadas do futebol brasileiro.

O atacante é um velho conhecido da torcida mineira. Revelado pelo Atlético Mineiro, foi vendido para o Grupo City, detentor do Manchester City, e defende atualmente a equipe italiana do Girona, emprestado. Em 31 jogos, marcou 9 gols, e chamou a atenção de Dorival.

Sávio participou apenas do primeiro jogo, contra a Inglaterra, e mostrou que vai brigar para beliscar um lugar nessa seleção. Fez bons passes e puxou um contra-ataque no último lance do jogo, que resultou em chute de Endrick, defendido por Pickford.

Além de Sávio, o goleiro Rafael, do São Paulo, também passou pelo Atlético Mineiro. Fato que fez com os torcedores comemorassem a presença alvinegra na seleção. No entanto, alguns torcedores lembraram que a equipe tem jogadores que merecem convocação. O lateral Guilherme Arana e o atacante Paulinho estão em um bom momento e a torcida do Galo pede que eles sejam observados com carinho pela comissão técnica de Dorival.

Um carinho que existe entre Dorival e Atlético há muitos anos. Afinal, na lista de Dorival Júnior de times dirigidos está o Atlético Mineiro. Ele dirigiu a equipe de Belo Horizonte em 2010, quando salvou o clube do rebaixamento. O momento não foi dos melhores, mas a torcida guarda um carinho especial por Dorival até hoje.

Acesse o MightyTips para conferir as estatísticas de Dorival Júnior!