O Atlético já sabe qual vai ser o primeiro obstáculo a ser superado na Copa do Brasil. Em sorteio realizado nesta quarta-feira (29), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, o Galo conheceu seu adversário na terceira fase da competição.
O Brasil de Pelotas encerrou sua participação no Gauchão há quase 20 dias. O time sulista ficou na sétima colocação, com 13 pontos ganhos, cinco da zona de classificação e há sete da zona de rebaixamento. A equipe comandada pelo técnico Rogério Zimermann vai disputar a série D neste ano.
O time do Sul não teve boas temporadas recentes no Campeonato Brasileiro. Na edição de 2021 terminou na última colocação da série B e foi rebaixado. No ano passado, disputando a série C, terminou em 18º, sendo rebaixado novamente, dessa vez para a série D.
O Galo, por sua vez, chega à 17ª final consecutiva de Campeonato Mineiro e, além da Copa do Brasil, disputa também a Libertadores. Os mineiros levantaram os canecos de 2014 e 2021; os gaúchos, sem título no torneio, despacharam a Ponte Preta na segunda fase.
O Atlético enfrentou o Brasil de Pelotas apenas uma vez em toda sua história. Na ocasião, o Galo perdeu por 2 a 1 em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 1979.
Atlético de olho na premiação
O Alvinegro mira não somente o prestígio do título de uma das maiores competições nacionais, mas também os quase R$ 90 milhões de premiação.
SAF: Investidor do Galo fala sobre orçamento para contratar jogadores em 2023
Desde 2021, o Galo caminha a passos lentos com o processo de transformação em clube-empresa, iniciado no fim de 2021, o objetivo do time é migrar o modelo de gestão para Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Esse objetivo de gestão é vista como parte da solução para resolver as questões financeiras do time alvinegro, pois o clube tem uma dívida superior a R$ 1 bilhão.

Diferentemente dos outros times brasileiros, que se desfizeram de 80%, 90% do clube, o Atlético pretender negociar um valor menor com seu futuro investidor.
Ao Central do Galo, o empresário Rubens Menin, explicou como a SAF pode influenciar na contratação de jogadores no ano de 2023:
“Em questão de contratação de jogadores, a SAF não muda nada esse ano. O orçamento de 2023 foi baseado na SAF, mas não em termos de investimento. Foi em termos de amortizações. Se houver investimento este ano, será coisa pouca.”
Rubens Menin
Veja mais notícias do Atlético-MG, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube Atlético Mineiro.