Gabriel Milito conquista feito inédito no Galo; finalista da Copa do Brasil e Libertadores na mesma temporada

Gabriel Milito em River Plate x Atlético-MG
Foto: Pedro Souza/Galo

Pela primeira vez na história, Gabriel Milito conseguiu um feito histórico para o Galo: o Clube está nas finais da Copa Libertadores e da Copa do Brasil. O treinador argentino, já marcado pelo trabalho em sua primeira temporada no Atlético, completa uma semana especial. Ele foi indicado ao prêmio de melhor técnico do mundo pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol). Aos 44 anos, Gabriel Milito tem a experiência inédita de comandar um time fora da Argentina. Ele chegou ao Atlético em março de 2024, às vésperas das finais do Campeonato Mineiro e estreia na própria Copa Libertadores. Foi Campeão Estadual com uma grande vitória no Mineirão contra o Cruzeiro, por 3 a 1.

Gabriel Milito campeão Mineiro no Atlético-MG
Foto: Pedro Souza/Galo

Gabriel Milito indicado a prêmio mundial

Na Libertadores, o Atlético fez a segunda melhor campanha da fase de grupos, com 15 pontos em 18 possíveis, só ficando atrás do próprio River Plate. Para chegar às finais das duas Copas, o Galo eliminou os atuais campeões dos dois torneios, o São Paulo nas quartas da Copa do Brasil e o Fluminense, também nas quartas, da Libertadores. Nos 116 anos de história, o Atlético disputou uma final da Copa Libertadores, quando foi campeão em 2013 e três finais da Copa do Brasil, campeão em 2014 e 2021, além de vice em 2016. Apenas Cuca, o maior campeão entre os treinadores Alvinegros, vivenciou as duas decisões de Copas pelo Galo, mas em anos diferentes.

Gabriel Milito
Foto: Pedro Souza/CAM

Por fim, Gabriel Milito é um dos 20 técnicos indicados para o IFFHS Awards 2024, que vai premiar diversas categorias do futebol mundial no início do ano que vem. Milito concorre ao lado de nomes como Carlo Ancelotti do Real Madrid e Pep Guardiola do Manchester City, sendo esse seu ex-treinador nos tempos de FC Barcelona. Entre os concorrentes na América do Sul, os outros técnicos que alcançaram às semifinais da Libertadores também são candidatos: Marcelo Gallardo do River Plate, Diego Aguirre do Peñarol e Artur Jorge do Botafogo. Pelo Atlético, o comandante Alvinegro tem 51 jogos, tendo conquistado 24 vitórias, 15 empates e sofrido 12 derrotas.