Galo quer sustentar maior tabu já existente no clássico mineiro; veja números

atletico mg galo
Foto: Pedro Souza / Atlético

O clássico de hoje é importantíssimo para que o Galo recupere a moral que está em baixa desde o meio da semana. Tanto o Atlético, quanto o Cruzeiro, foram eliminados na Copa do Brasil e agora se enfrentam neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

O duelo será disputado no estádio do Triângulo Mineiro, pois o Mineirão está locado para um evento musical. Outra opção para a partida, o Independência vai receber o jogo entre América-MG e Corinthians, também neste sábado, pelo Brasileirão.

Pelo lado do Galo um tabu histórico pode servir de motivação para que o Maior de Minas vença e se distancie ainda mais de seu rival.

Nos clássicos contra o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético não perde desde 2016, quando foi derrotado por 3 a 2. Desde então, os times se enfrentaram sete vezes na competição, com quatro vitórias do Galo e três empates.

2016: Cruzeiro 1×1 Atlético
2017: Atlético 3×1 Cruzeiro
2017: Cruzeiro 1×3 Atlético
2018: Atlético 1×0 Cruzeiro
2018: Cruzeiro 0x0 Atlético
2019: Atlético 2×0 Cruzeiro
2019: Cruzeiro 0x0 Atlético

Essa sequência de sete jogos invictos é a maior que um dos clubes conseguiu no clássico na Série A. Antes disso, o recorde pertencia a Raposa, que venceu seis jogos seguidos entre 2005 e 2008.

O Atlético-MG é o quarto colocado do Campeonato Brasileiro, com 14 pontos. Depois do clássico, o Galo viaja ao Peru para enfrentar o Alianza Lima, em jogo decisivo pela Libertadores. Já a Raposa ocupa a sexta posição do Brasileirão, com 13 pontos, mas vem de uma sequência de quatro jogos sem vitória na temporada.

Por estarem com apenas um ponto de diferença na tabela, o clássico ganha mais emoção para ver quem encosta na ponta de cima do campeonato nacional.