Foto: Globo

Glória em preto e branco: relembrando as icônicas  disputas de título do Atlético Mineiro

A história dos clubes brasileiros é muito rica e apaixonante, especialmente quando falamos dos clubes mais populares, como é o caso do Clube Atlético Mineiro. Conhecido no Brasil como “Galo”, o time é um símbolo de perseverança e trabalho duro no futebol nacional. Em sua trajetória, passou por momentos memoráveis que marcaram não apenas a sua história, mas também a memória de seus apaixonados torcedores. A seguir, vamos relembrar alguns momentos importantes da sua história, destacando principalmente seus impactos no futebol brasileiro e em seu estado, Minas Gerais.

Partidas que ficaram escritas na história do clube

Um clube como o Atlético Mineiro certamente encontrará, em sua história, diversos momentos importantes que ajudaram a escrever a forma como o time se organizou e se estruturou. Nos últimos anos, foram muitos momentos desse tipo da história do Galo. Jogos icônicos, partidas desafiadoras e momentos únicos, que ajudaram o clube a se consolidar, independentemente de seus resultados, como um dos maiores clubes do futebol brasileiro. O Atlético é capaz de chamar a atenção de torcedores, da mídia, da sociedade em geral ou daqueles que simplesmente enxergam no esporte uma oportunidade para apostar, seja em sites, fichas rápidas, jogos ou até em formatos tradicionais. Isso revela o quão democrático o esporte pode ser e o quanto o Galo contribui para isso.

Mas, falando em partidas importantes, vamos relembrar o ano de 2007, na final do Campeonato Mineiro contra o Cruzeiro, quando o Galo viveu um destes momentos. Essa partida, que já um clássico, teve um peso ainda maior: o Atlético havia subido recentemente para a séria A, logo após viver um dos piores momentos de sua história. Estava com um time ainda frágil, mas, ainda assim conseguiu conquistar o campeonato com 4 gols a 0.

Mas se o assunto são partidas clássicas, é impossível não remorar um clássico inusitado do final dos anos 60 – mesmo que não represente uma busca por um título em si. Na ocasião, o time mineiro jogou contra ninguém mais, ninguém menos, que a Seleção Brasileira. Sim, um clube disputando contra a própria seleção. Nesse caso, a partida representou apenas um amistoso, no entanto, cheio de expectativas, afinal, a seleção brasileira experimentava seus momentos de auge nessa época, tendo nomes como Pelé, considerado o maior jogador de todos os tempos, em campo. E, apesar dos desafios, o Galo saiu vencedor, em uma disputa eletrizante, com um placar final de 2×1.

Jogos recentes e igualmente impactantes

Engana-se quem pensa que todos estes momentos gloriosos do Galo ficaram no passado. A história recente do clube também é rica em momentos impactantes e únicos como os que ocorreram há mais tempo. Em 2014, por exemplo, o time viveu um momento único e cheio de expectativas. Disputou a Semi final da Copa do Brasil contra o Flamengo, um dos maiores times do cenário do futebol brasileiro. No jogo de volta, no entanto, viveu momentos únicos, resultando em um placar final de 4×1. Uma partida até hoje lembrada com orgulho pelos mais fiéis torcedores.

E foi na mesma competição que outra disputa marcou época e seguiu consagrada na memória dos jogadores, equipe técnica e torcida: a final da Copa do Brasil de 2014, contra seu principal adversário, o Cruzeiro. Com um time modificado, o Atlético dava provas de que era uma das potências nacionais, mas ainda tinha espaço para se aprimorar. No entanto, em campo, deixou isso de lado e conseguiu, no jogo de volta, consagrar-se campeão, com um placar de 1×0 (enquanto no jogo de ida, já tinha uma vantagem, tendo vencido por 2×0).

Com o time parcialmente modificado, já sem Ronaldinho e Bernard, o Atlético-MG dava provas de que era uma das potências nacionais. Contra o arquirrival e bicampeão brasileiro Cruzeiro, o Galo fazia a Copa do Brasil, pela segunda vez na história, ter uma decisão estadual. Um dos clássicos mais importantes de todos os tempos. Após vencer por 2 a 0 na ida, no Independência, o Atlético chegava descansado e confiante para o duelo final no Mineirão.

Conclusão

O Atlético Mineiro é muito mais do que um clube. Ele transborda uma paixão que perpassa gerações, conquistando novos admiradores a cada ano. Suas conquistas icônicas e vitórias surpreendentes, são capítulos inesquecíveis da sua história. Muitas outras partidas poderiam ser citadas neste artigo, pois, cada título, cada vitória e cada disputa representa que o esforço e a força de uma torcida são capazes de mudar a realidade de um time. Relembrar momentos como esse é muito mais do que celebrar o passado, é também saber inspirar o futuro.