Atlético-MG se classifica se perder do Alianza Lima? Veja possibilidades

atlético-mg galo
Divulgação/Conmebol Libertadores

Após desembarcar em Lima, no Peru, nesta segunda-feira (5) de madrugada, o Atlético-MG se prepara para um dos jogos mais decisivos de temporada, contra o Alianza Lima, nesta terça-feira, às 21h (horário de Brasília), pela quinta rodada do Grupo G da Libertadores.

Com seis pontos na tabela, o Galo ocupa a segunda posição, ficando atrás do Athletico-PR, que soma sete pontos. Com apenas duas rodadas restantes na fase de grupos, qual é a situação do Atlético para avançar às oitavas de final?

A equipe alvinegra depende das próprias forças para garantir sua classificação. Se vencer o Alianza Lima e o Libertad, somará 12 pontos, podendo até mesmo terminar em primeiro lugar no grupo, caso o Athletico-PR tropece nas rodadas finais.

Diferentemente do Atlético, o Furacão disputará as duas últimas partidas em casa, contra os mesmos adversários do Galo. Enquanto isso, o time mineiro terá que encarar seus dois jogos restantes fora de Belo Horizonte.

Uma vitória sobre o Alianza Lima nesta terça-feira, aliada a um possível triunfo do Athletico-PR diante do Libertad, manterá o Atlético-MG na segunda posição, abrindo uma vantagem de três pontos para o terceiro colocado. Nesse cenário, o Galo dependerá apenas de um empate contra o Libertad, no Paraguai, na última rodada.

Em caso de empate entre Athletico-PR e Libertad e vitória do Galo em Lima, a equipe mineira pode assumir a liderança do grupo e abrir uma vantagem de dois pontos para o terceiro colocado. Se tanto o Atlético quanto o Libertad vencerem, o clube mineiro também pode assumir a liderança do Grupo G, dependendo do saldo de gols.

E se o Atlético-MG perder?

No entanto, qualquer tropeço diante do Alianza Lima (seja empate ou derrota) pode custar ao Atlético a segunda posição do grupo, desde que o Libertad vença o Athletico-PR na Arena da Baixada. O time paraguaio também soma seis pontos e está na terceira posição, com uma diferença de saldo de gols (1 a 0 a favor do Galo).

Caso o Atlético seja derrotado e o Libertad vença o Athletico-PR, a equipe mineira precisará vencer o time paraguaio na última rodada e torcer para que o Furacão tropece diante do Alianza Lima na Arena da Baixada (seja empate ou derrota).

atletico mg galo
Jogadores do Atlético comemoram gol diante do Athletico-PR, pela Libertadores – Foto: Pedro Souza / CAM