É Massa! No início do ano a expectativa era grande. Confesso que estava bem empolgado e acreditando que esse ano coisas grandes viriam. Os jogos foram passando, o desempenho não caminhava muito junto com alguns resultados e na atual circunstância, depois das estreias no Brasileirão, Copa do Brasil e das duas primeiras rodadas da Liberta, o que me vem à cabeça é um grande, gigante e colossal ponto de interrogação. Claro que no íntimo do meu coração atleticano, continuo acreditando, porque somos assim, grandes sonhadores, independente da fase ou do elenco sempre cremos que um milagre pode acontecer e na competição intercontinental, pelo jeito é o que precisaremos para conseguir a classificação.
O Brasileirão é longo e tudo pode acontecer, todos os anos tem times que pensamos que irão bem e vão mal (o próprio Galo ano passado foi um exemplo), times que pensamos que irão mal e acabam se saindo um pouco melhor do que acreditavam que seriam (em 2022 creio que Inter, Fluminense e Corinthians conseguiram estar além do que esperavam), no nosso caso para esse ano o lado torcedor apaixonado crê que dá para brigar pelo título, mas o lado mais racional vai entender que estando na zona de classificação para a Libertadores já será uma conquista. Repito que nosso elenco é limitado e para piorar mais um pouquinho já perdemos o Pedrinho, que na verdade já tem um histórico de ausências, mas bem ou mal não comprometia tanto.
A situação do Galo está esquisita, aquela entrevista do Coudet dias atrás, essa questão da multa rescisória…acho que se pesarmos tudo, todos estão sendo enganados. A diretoria porque acreditou demais que o trabalho seria tão bom a ponto de aparecerem outros clubes interessados em levar seu treinador (o que explicaria o valor da rescisão), Chacho porque a diretoria prometeu trazer atletas para reforçar o elenco (na verdade até trouxe alguns que o próprio pediu), e algumas saídas, pelo que ficou entendido não foram com o seu aval e o fato é que agora nitidamente precisamos de reforços e não vejo nenhuma movimentação nesse sentido. O torcedor foi enganado porque…ah, na verdade o torcedor sempre está sendo enganado mesmo, eu por exemplo estou decepcionado com meu engano porque acreditei que o Vargas seria um dos nossos destaques esse ano, mas continua com a disposição de uma tartaruga após a refeição.
Enfim, se tínhamos planos e ilusões de abocanhar tudo esse ano, precisamos refazer a rota. São muito mais dúvidas do que respostas. Racionalmente falando estamos arriscados a não passarmos de fase na Libertadores, o que implicaria na demissão do treinador, apesar da rescisão surreal que divulgaram existir. Creio que seria mais inteligente em um primeiro momento, apostarmos todas as nossas fichas na Copa do Brasil, principalmente por causa da premiação. Tentar manter uma consistência no Campeonato Brasileiro, pois este costuma dar umas oportunidades aleatórias (Flamengo 2020, por exemplo) e na Libertadores é ligar o modo “Eu acredito” e ver o que dá para ser feito.
Uma ressalva especial para parabenizar à diretoria pela primeira fase de inauguração da Arena MRV! Certamente motivo de muito orgulho para todo torcedor, ansiosos por estrearem a nova casa, espero conseguir estar lá no primeiro jogo oficial. E quem está próximo a essa diretoria não os deixem esquecer de ex-atletas que ajudaram a escrever cada um desses 115 anos de história! Ficou muito estranho a ausência, até onde sei justificada posteriormente (desculpa coerente por sinal), de alguns protagonistas da nossa linda caminhada. Mas isso não pode se repetir! Sei que em um mundo mercantil, pode ser que alguns não apareçam por razões financeiras, mas tem muitos que viriam isso com muito amor e orgulho, e mesmo alguns atletas que já se foram poderiam ser homenageados por filhos por exemplo. Sei que em um mundo cada vez mais frio muitas cabeças estão começando a pensar o futebol apenas como um negócio, mas não podemos e nem devemos esquecer que o que o move realmente é a paixão. Se a paixão do torcedor acabar, não adianta estádio, títulos nem nada. Espero que esses empresários e todos que acreditam que a SAF é a solução para o futebol, não se esqueçam da torcida e nem da importância histórica de cada atleta que sustentou esse esporte até aqui. E dá-lhe Galo!
Deivdes Almeida
Atleticano e professor. Se houver uma camisa preto e branca pendurada no varal… vocês já sabem!
Veja mais notícias do Atlético-MG, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube Atlético Mineiro.