Reação! Atlético-Mg busca virada de chave para evitar pior turno do Brasileiro desde 2012

Atlético Galo
Foto: Pedro Souza/Atlético

A necessidade de resposta no Atlético-MG do Brasil delineou há algumas semanas a missão de finalizar o turno pelo menos no G-6. Faltam três rodadas e, na melhor das hipóteses, o galo chegará aos 30 pontos. Mesmo assim, seria a pior campanha de pontos do clube no primeiro tempo nas últimas quatro temporadas.

O Atlético terminou com o Brasileiro 2020 na terceira colocação. Ele marcou 32 pontos na primeira rodada. O mesmo placar do ano passado, quando terminou em sétimo no final do campeonato. Ele foi o quarto no final da primeira rodada em ambas as temporadas. Em 2021, o campeão somou 42 pontos, a segunda melhor campanha da história do Galo, ficando atrás apenas de 2012 (veja gráfico abaixo).

Antes de 2012, quando ocupava a vice-liderança, o Atlético lutou contra o rebaixamento em 2010 e 2011. Foi neste período que fez suas duas piores campanhas em termos de pontos conquistados. Depois de 2012, as piores marcas são em 2017 (23) e 2019 (27).

Após 16 rodadas, o time mineiro soma 21 pontos. O brasileiro vem de sete vitórias consecutivas. É apenas uma taxa de utilização de 43%. Se mantiver, terminará a 19ª rodada contra o Bahia com 25 pontos.

O time alvinegro foi ultrapassado pelo Cuiabá, que derrotou o São Paulo. Nesta rodada enfrenta o Flamengo no Independência. Depois termina com São Paulo (fora) e Bahia (casa). E ainda jogará contra com o Palmeiras pelas oitavas de final da Libertadores neste período.