Relembre quando o Galo ganhou da Seleção de Pelé

Em 3 de setembro de 1969, Atlético vencia a seleção brasileira por 2 a 1 em pleno Mineirão — Foto: Reprodução Twitter

No dia 3 de setembro de 1969, foi uma data muito importante para a história do Clube Atlético Mineiro. O Mineirão viveu uma de suas noites mágicas em campo, para um amistoso, a Seleção Brasileira enfrentaria um clube mineiro.

Torcedores do Atlético estendem bandeira do clube antes da partida contra a Seleção Brasileira no Mineirão

A equipe mineira conseguiu realizar um feito histórico, que foi vencer a Seleção Brasileira de Futebol, foi um duelo entre dois dos maiores esquadrões do futebol brasileiro daqueles tempos.

 A escalação da seleção jogou contra o Galo, que também integrava a equipe que, em 1970, conquistou sua terceira Copa do Mundo para o Brasil, no México. O Atlético já tinha a base do time que se tornaria campeão Brasileiro em 1971.

Naquele ano de 1969, o escrete canarinho era comandado por João Saldanha e estava há 13 jogos sem perder. Já o Galo, comandado por Yustrich, via do outro lado velhos conhecidos, como Tostão e Piazza, que defendiam a camisa do Cruzeiro.

Veja os gols da partida:

O Galo venceu por 2 a 1, o time alvinegro era composto por : Mussula; Humberto Monteiro, Grapete, Normandes (Zé Horta) e Cincunegui (Vantuir); Oldair, Amauri Horta (Beto) e Laci; Vaginho, Dario e Tião (Caldeira). Técnico: Yustrich.

E a Seleção Brasileira tinha em seu elenco: Félix; Carlos Alberto, Djalma Dias, Joel e Rildo (Everaldo); Piazza, Gérson (Rivelino) e Pelé; Jairzinho, Tostão (Zé Maria) e Edu (Paulo César). Técnico: João Saldanha.

Os gols foram marcados por : Amauri (42) e Dario (65) para o Atlético; Pelé (50) marcou para a Seleção Brasileira.

A torcida atleticana fez a festa das arquibancadas. Porém, a Confederação Brasileira de Desportos, na ocasião, não gostou nenhum pouco do resultado. Tanto é que, a partir daquele jogo, foram proibidos os amistosos entre a seleção e as equipes brasileiras.