Arena MRV, estádio do Atlético-MG Copa do Brasil
Arena receberá Atlético-MG x Internacional Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Veja curiosidades e momentos marcantes do Atlético Mineiro

O Atlético Mineiro é um dos gigantes do futebol brasileiro, uma das maiores forças do estado de Minas Gerais, onde rivaliza com Cruzeiro e América. O Galo, como é conhecido, já foi a casa de muitos craques e tem uma fanática torcida.

A paixão pelo futebol vai além dos 90 minutos. Para muitos torcedores, acompanhar seus times também envolve a emoção dos palpites, e é aí que uma plataforma de 1 real pode tornar a experiência ainda mais acessível. Pratique o jogo seguro.

Vamos passar pela história do Atlético Mineiro, relembrando algumas curiosidades e momentos marcantes do clube.

Atlético Mineiro: fundação, títulos e curiosidades

O Clube Atlético Mineiro foi fundado em 25 de março de 1908 por um grupo de estudantes. Inicialmente, o seu nome era Athlético Mineiro Football Club, mas em 1913 adotou o que leva até hoje.

Já são mais de 100 anos de história, repletos de conquistas. Entre elas, as principais são: 50 títulos do Campeonato Mineiro; três Campeonatos Brasileiros; duas Copas do Brasil; uma Supercopa do Brasil; uma Copa Libertadores da América; uma Recopa Sul-Americana e duas Copas CONMEBOL.

Além das conquistas, o Atlético Mineiro tem diversos fatos curiosos. Selecionamos algumas histórias:

  • Primeiro jogo e fim de um clube (1909) – Estreou vencendo o Sport Club Futebol por 3 a 0, que pediu revanche e levou 2 a 0. Após novo pedido, o Galo venceu novamente, por 4 a 0. Após as derrotas, o adversário encerrou suas atividades.
  • Primeira partida internacional de um time mineiro (1929) – Venceu o Vitória de Setúbal (campeão português) por 3×1, em Belo Horizonte.
  • Primeiro jogador de fora do eixo RJ-SP convocado para a Seleção (1930) – O atacante Mário de Castro foi chamado, mas recusou vestir outra camisa que não fosse a do Galo e acabou não indo.
  • Campeão dos Campeões (1937) – O Atlético venceu o primeiro torneio interestadual do país, organizado pela então Federação Brasileira de Futebol, hoje, a CBF. Disputaram campeões de SP, RJ, MG e ES.
  • Origem do “Galo Forte e Vingador” (anos 1910) – Após perder por 5 a 1 para o Grambery (Juiz de Fora), o Atlético exigiu revanche e venceu por 7 a 0, ficando com o apelido de “Galo forte e vingador”, eternizado no hino.
  • Vitória sobre a Seleção Brasileira (1970) – A preparação do Brasil de Pelé, tricampeão no México, teve apenas uma derrota, justamente para o Atlético Mineiro, que contava com Dadá Maravilha e venceu por 2 a 1.

Jogadores que se tornaram ídolos no Atlético Mineiro

Com uma rica história, o Atlético Mineiro conta com diversos ídolos. Vamos relembrar alguns deles:

  • Reinaldo: maior artilheiro do Galo com 255 gols em 475 jogos, brilhando nos anos 1970 e 1980;
  • Toninho Cerezo: maestro do meio-campo na mesma época, ficou conhecido pela visão de jogo e liderança;
  • Dadá Maravilha: segundo maior artilheiro do clube com 211 gols, é o herói do título brasileiro de 1971;
  • Éder Aleixo: destaque dos anos 1980, famoso pelo chute potente e pelas bolas paradas, anotou 122 gols;
  • Victor: goleiro herói da Libertadores de 2013, com defesas decisivas na campanha histórica, principalmente em pênaltis;
  • Ronaldinho Gaúcho: craque da Libertadores de 2013, encantou a torcida com passes e jogadas geniais e foi um dos grandes nomes na conquista inédita.