Opinião Galo: Adeus 2023 e que venha um 2024 com festas e títulos

Atlético
Foto: Pedro Souza/ CAM
Atlético
Foto (Pedro Souza / Galo-MG/Agência Brasil)

Coluna do Galo!

Temporada de bola rolando finalizada e início do período de especulação, janela de negociação e expectativa gerada por quem vem e por quem vai embora do Galão. Nosso ano começou cheio de sonhos, confiança e certeza de que algo grande seria comemorado, só que os deuses do futebol assim não quiseram.

Pouquíssimas vezes estava tão eufórico em um início de temporada como em 2023, acreditei realmente que na pior das possibilidades um dos grandes títulos viria, muitos outros torcedores com quem resenhei também estavam bem eufóricos, mas…

Iniciamos o ano com um treinador definido, reforços que ele pediu chegaram, contagem regressiva para a inauguração a Arena e o time foi se arrastando. Entre os reforços que chegaram creio que os acertos foram maiores. Paulinho foi sem dúvida o maior acerto, artilheiro do campeonato Brasileiro, convocado para seleção brasileira (apesar da panela reinante), gols decisivos; esperamos que mantenha o desempenho para a próxima temporada.

Lemos e Battaglia acabaram sendo uma ótima surpresa, uma vez que a maioria não os conhecia e chegaram com bastante suspeitas. Eu mesmo pensei que era aquela coisa de empresário colocar o jogador no clube prometendo que depois ajeitaria uma boa contratação (como acho que foi a renovação do Pedrinho, que convenhamos, não apresentou nada para ter seu contrato prorrogado); Sarávia também fez boas apresentações e acredito que até poderia ter jogado mais; Bruno Fuchs também foi uma boa chegada.

Atlético Paulinho
Foto: Reprodução/ Galo

Igor Gomes ficou na média, em algumas apresentações fazia uma boa partida, boas jogadas hora ou outra, em outros jogos desaparecia…enfim, uma boa opção de banco. Paulo Henrique não teve muitas chances, e nem entendi muito bem o porquê; Patrick não valeu a pena e o Edenílson só se apresentou bem nas partidas finais, não acho que deveria permanecer para mais um ano. Já o Patrick só veio passear. Li uma especulação que o Vasco estaria interessado e espero que seja verdade.

Acredito também que alguns jogadores que não foram tão mal poderiam respirar novos ares, mesmo que não tenham sido comprometedores. Nesse caso encaixo o Igor Rabelo. Tentar encaixá-lo em um outro clube acho que seria bom para ambos os lados. Tem boas atuações, mas não consegue conquistar a confiança da torcida e muito menos dos treinadores. Jemersom podemos agradecê-lo e liberar para seguir outro caminho.

  Continuo vendo o Galo com um bom elenco e se souber ser pontual no mercado podemos sair fortalecidos e conseguirmos formar uma equipe que possa bater de frente com os consolidados Palmeiras e Flamengo na disputa das maiores competições. A confiança foi resgatada nas últimas partidas do ano, exceção a tamancada que tomamos do Bahia na última rodada, claro.

Com a maioria do elenco sendo mantido e uma boa ida ao mercado podemos ter um ano vencedor. Na atual conjuntura o estadual é obrigação; então temos que mirar a Libertadores, o Campeonato Brasileiro ou a Copa do Brasil. E se alguma coisa der bem errado na Libertadores, a Sulamericana. Não podemos nos dar ao luxo de investir tanto para não chegar nem mesmo em fases decisivas de algumas competições. Nem mesmo achar que é normal ficar atrás de times com infinitamente menos investimentos do que nós.

Galo Paulinho
Foto: Pedro Souza/ CAM

Penso que 2024 pode ser um ano de consolidação do Galo como uma potência do futebol nacional, sem sofrer para times menores e com aquelas partidas históricas contra outras grandes equipes. Me despeço deste ano com insatisfação por não ter comemorado um grande título e com indignação por ter visto a derrota no primeiro clássico na nossa casa. E entrarei o próximo ano com a esperança que todo atleticano carrega no coração de termos um time campeão, forte e vingador! Boa passagem de ano a família atleticana. E dá-lhe Galo!

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.